Quando se precisa deles, eles estão lá. Os velhos craques do Brasil, os jogadores renomados, aqueles de quem tudo se esperava tudo deram à Seleção, na sua estreia vitoriosa na Copa do Mundo, ontem à noite em Ulsan (começo da manhã no Brasil). Os 2 a 1 sobre a Turquia aconteceram graças a Rivaldo, sobretudo a Ronaldo, mas também com a ajuda do juiz sul-coreano, Kim Young-Joo, que errou ao marcar um pênalti sobre Luizão.
O Brasil passou por seu mais duro teste desde 1998. Enfrentou a torcida mais vibrante, do mais temível adversário, saiu atrás no placar, teve um jogador expulso, e ainda assim venceu. Fez 2 a 1 na Inglaterra e classificou-se, com luz e garra, para as semifinais da Copa do Mundo.
Você, brasileiro que acordou às 8h da manhã de domingo e se postou estremunhado em frente ao aparelho de TV. Você, brasileiro que apenas ouviu pelo rádio a transmissão da maior final da história das Copas. Você, brasileiro que foi ao Japão. E até você, brasileiro que detesta futebol. Todos vocês são campeões do mundo. Pentacampeões. Porque a Seleção Brasileira, representando cada um de vocês, derrotou a poderosa Alemanha por 2 a 0, no Estádio Internacional de Yokohama, e deu esse título ao Brasil. Um título conquistado em cada detalhe.