Estão definidos os grupos da Copa América feminina, que ocorre em julho, na Colômbia. A Seleção Brasileira, atual campeã, é cabeça de chave do Grupo B, ao lado de Peru, Venezuela, Argentina e Uruguai. No Grupo A, está a anfitriã, além de Chile, Equador, Paraguai e Bolívia.
Com a definição dos dois grupos com cinco seleções cada, já estão definidos os confrontos de estreia da competição, marcada para 8 e 30 de julho. O Brasil terá de cara um encontro contra a Argentina. Vale destacar que, o torneio garante três vagas direta à disputa da Copa do Mundo de 2023.
Durante o sorteio, também foi anunciado pelo presidente da entidade, Alejandro Domínguez, que a competição terá premiação em dinheiro para a campeã e vice-campeã, pela primeira vez. O mandatário também ressaltou uma informação que já havia sido anunciada: a Copa América passa a ser disputada a cada dois anos.
— Queremos tornar nossa competitividade no futebol feminino ainda melhor do que o que foi conquistado no futebol masculino, mas para isso não basta apenas uma Copa América, mas sim potencializar cada competição que o futebol feminino tem em nosso continente — destacou Domínguez.
As cidades que sediarão o torneio são Armênia, no Estádio Centenário, Bucaramanga, no Estádio Alfonso López, e Cali, no Estádio Pascual Guerrero.
Grupos
Grupo A
Colômbia
Chile
Equador
Paraguai
Bolívia
Grupo B
Brasil
Peru
Venezuela
Argentina
Uruguai
Confrontos da primeira rodada
Grupo A
Colômbia x Paraguai
Bolívia x Equador
Grupo B
Brasil x Argentina
Uruguai x Venezuela
Fórmula de disputa
O modelo de disputa é semelhante ao do torneio masculino. As dez seleções são divididas em dois grupos de cinco cada. Serão cinco rodadas e os três primeiros colocados de cada grupo se classificam para a próxima fase. A segunda fase reúne os seis classificados em um mesmo grupo, jogando todos contra todos, também em turno único. O vencedor da fase final será o campeão.
Vagas ofertadas
A partir do novo formato, as três primeiras seleções garantem vaga direta no Mundial, além de mais duas para a repescagem (4º e 5º lugares). Esta edição também vale classificação para os Jogos Olímpicos de Paris em 2024 (um vaga direta para as campeãs e uma vaga na repescagem para as vices) e para os Jogos Pan-Americanos de Santigo em 2023 (3º, 4º e 5º lugares).
No caso das vagas para os Jogos Pan-Americanos, há um detalhe. A seleção chilena já está classificada pois irá sediar o evento. Caso ela ocupe uma das posições classificatórias, a seleção abaixo é quem ficará com a vaga.
Premiação
Pela primeira vez em sua história, a Conmebol anunciou premiação para as duas primeiras colocadas. A equipe que erguer o troféu receberá US$ 1,5 milhão, enquanto a vice-campeã levará US$ 500 mil.