Fora de casa, o Grêmio ficou no empate com Real Brasília, neste sábado (2), pela quinta rodada do Brasileirão Feminino. O time viu as adversárias saírem na frente no Estádio Defelê com gol marcado por Adriana Nenê. O 1 a 1 foi igualado com Dani Ortolan, no segundo tempo.
Com o resultado, o time segue sem vencer na competição. O ponto somado deixou o time com quatro e pulando para a 11ª colocação, mas pode retornar ao Z-4 até o final da rodada.
Com um primeiro tempo de poucas finalizações, o Grêmio teve dificuldades no ataque e na defesa. Com sete desfalques, sendo cinco titulares, Patrícia Gusmão colocou a zagueira Mónica na lateral direita, e a volante Tchula formou a dupla de zaga com Tuani.
Aos 18 minutos, a defesa do Grêmio falhou. Na cobrança de escanteio pelo lado esquerdo, Lorena saiu para tentar o desviou e não achou nada. A bola ainda desviou em Jessica Peña, e Adriana Nenê completou para as redes. Real Brasília na frente, 1 a 0.
A resposta do time gaúcho só foi possível na bola parada, em dois lances antes do término do primeiro tempo. Aos 41 minutos, em falta na entrada da grande área, Jéssica Soares cobrou direto. O chute passou pela barreira, mas ficou nas mãos da goleira Dida. Depois, Pri Back, em cobrança do lado esquerdo, tentou a conclusão direta, mas, novamente, a arqueira do Real fez a defesa.
As Gurias Gremistas voltaram do vestiário buscando chegar mais ao ataque, e com mudança na formação, deixando o time mais ofensivo: a atacante Dani Ortolan entrou na vaga de Tchula, que estava atuando como zagueira. Aos 15 minutos, Karla ficou com a sobra na entrada da grande área e arriscou o chute de longe, mas a bola chegou sem força para a defesa de Dida. No mesmo minuto, saiu a jogada do gol de empate.
Karla puxou o contra-ataque na intermediária e abriu no lado direito com com Caty. A camisa 11 cruzou na medida para Dani Ortolan chegar de carrinho e balançar as redes. Real Brasília 1 a 1 Grêmio. Foi o segundo gol marcado pela atacante gremista, que chegou ao clube neste ano.
Aos 22 minutos, Patrícia Gusmão fez mais alteração: Karla Alves saiu para a entrada de Sinara. E esse era o retorno da lateral-direita que passou por uma lesão de ligamento no joelho esquerdo. Foram 11 meses de recuperação para estar de volta aos gramados, nesta partida.
Aos 26 minutos, o time de Brasília teve chance de estar à frente do marcador, em um lance que seria novamente falha do Grêmio. Roberta fez o cruzamento para área, e Lorena deixou escapar a bola no momento da defesa, mas zaga conseguiu afastar.
Já nos minutos finais, as duas equipes tiveram a oportunidade de virar o placar. Aos 41, Sassá tentou bater direto, mas Lorena acompanhou apenas a bola passar por cima do travessão. A resposta do Grêmio veio aos 45 minutos, no chute de Pri Back na meia lua da grande área. Dida ainda tocou na bola, que bateu na trave. Na sequência do lance, Dani Ortolan estava dentro da pequena área e bateu de primeira após o escanteio. Camila Pires salvou a conclusão em cima da linha.
Aos 51 minutos, a partida foi encerrada, decretando um ponto somado para cada um dos lados.
Próxima rodada
O Grêmio volta a campo no dia 16, contra a Esmac-PA, às 16h, no Vieirão, em Gravataí.