Uma posição no elenco do Grêmio poderá ter uma mudança completa nas alternativas de 2024 para 2025: a lateral esquerda. As duas peças atuais do elenco profissional podem sair, enquanto os jovens do time sub-20 devem ganhar oportunidades. A direção deve buscar, ainda, uma contratação para o setor.
Reinaldo, dono da posição nas duas últimas temporadas, está em fase final de contrato. O jogador deseja permanecer, e aceita até uma eventual redução salarial. No entanto, há rejeição da torcida, e o Grêmio quer liberar o atleta. A decisão dependerá do novo treinador que nem sequer está contratado.
Mayk, anunciado em fevereiro, teve apenas 14 jogos sob o comando de Renato Portaluppi. O desempenho abaixo do esperado contribuiu para a decisão de liberação em caso de oferta de venda ou empréstimo. Envolvê-lo numa troca não está descartado.
Com as prováveis liberações, o Departamento de Futebol considera ir ao mercado para trazer um atleta titular. Há conversas em compasso de espera com Marlon, do Cruzeiro, mas os mineiros não foram procurados e o avanço também passa pela avaliação do novo comandante gremista.
Da base, inscritos na Copa São Paulo, que aceita nascidos até 2004, são três nomes: José Guilherme, Wesley Costa e Pedro Gabriel. Os dois primeiros já foram testados no time principal e são considerados prontos para compor o grupo. Porém, Zé Guilherme vive imbróglio pela renovação, já que tem vínculo até o final de julho. Em fevereiro, pode assinar pré-contrato com outra equipe.
Dentro do orçamento, o clube projeta trazer reforços principalmente para o setor defensivo. Além do lateral-esquerdo, um direito e zagueiros estão na mira da direção. O Tricolor deverá investir nas contratações durante a pré-temporada, em janeiro, e começo de Gauchão. A janela de transferências está aberta até 28 de fevereiro.