A nadadora Gabrielle Roncatto, do Flamengo, foi suspensa provisoriamente pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) após resultado analítico adverso para três substâncias proibidas pela Agência Mundial Antidoping (Wada). A informação foi publicada pela secretaria na última segunda-feira (21), em seu site oficial.
O teste, realizado fora de competição no dia 14 de janeiro, apontou a presença de “Furosemida, hidroclorotiazida e metabólito de clorotiazida”. A atleta de 23 anos aguarda audiência no Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) para que seja definida a pena e já começou a preparar a defesa.
A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e o Flamengo foram informados do resultado adverso no início de fevereiro. Desde então, Gabrielle se afastou dos treinos. Só agora, no entanto, o caso foi divulgado pela ABCD.
Os diuréticos não apresentam efeitos de aumento de performance, mas são proibidos pela Wada por mascararem substâncias dopante. A Furosemida é a mesma substância que causou o doping do ex-nadador Cesar Cielo, em 2011.
Gabrielle Roncatto tem 23 anos e disputou os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016 e de Tóquio 2020, no revezamento 4x200 m nado livre. Suas principais conquistas são as medalhas de prata nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015 e de bronze em Lima 2019 na mesma prova.