A Federação Internacional de Natação (Fina) voltou a expressar respeito pelo brasileiro Cesar Cielo, apesar de ter apresentado um recurso por doping contra o campeão mundial dos 50 e 100m livres. O campeão olímpico e mundial dos 50m livres foi flagrado no exame antidoping com o uso de furosemida, substância proibida para os nadadores, durante a disputa do Troféu Maria Lenk, no Rio de Janeiro.
- Cielo é um dos melhores nadadores que conhecemos e temos um grande respeito por ele e pela Confederação Brasileira - afirmou o diretor executivo da Fina, Cornel Marculescu.
Mas o dirigente acrescentou que o destino do campeão olímpico dos 50m livres "está fora do alcance" da entidade, que havia recorrido à Corte Arbitral do Esporte (CAS) sobre o resultado positivo do nadador para um exame antidoping realizado em maio.
O CAS celebrará uma audiência na próxima semana em Xangai, sede do Mundial de Natação, antes de se pronunciar sobre o caso de Cielo e outros três brasileiros, Nicholas dos Santos, Henrique Barbosa e Vinícius Waked. Os quatros nadadores receberam apenas uma advertência da CBDA depois que foram flagrados em um exame pelo uso do diurético furosemida.
No recurso ao TAS, a Fina pede que a advertência vire uma suspensão. A audiência do TAS sobre o caso acontecerá na próxima quarta-feira e uma decisão do tribunal deve ser anunciada até o dia 22 de julho.
- Teremos de respeitar a decisão, independente de qual for - declarou Marlescu.
O Mundial de Natação começa no sábado, mas as provas de velocidade só devem acontecer a partir de 24 de julho, um ano antes dos Jogos Olímpicos de Londres-2012.