O Miami Heat derrotou o Los Angeles Lakers por 111 a 108, no quinto jogo das finais e se manteve na disputa pelo título de campeão da temporada da NBA, que tem sua fase decisiva sendo disputada em Orlando, no complexo da Disney, que foi transformado em uma espécie de bolha da maior liga de basquete do mundo.
Com vantagem de 3 a 1 na série, os Lakers entraram em quadra precisando de um triunfo para se tornaram campeões e igualarem o Boston Celtics, como a franquia com mais títulos na história, com 17 conquistas.
Sem vencer o campeonato desde 2010, o time da Califórnia conta com o brilho de LeBron James, que luta pelo quarto anel de campeão, após as vitórias de 2012 e 2013, com o próprio Miami Heat, e de 2016 com o Cleveland Cavaliers. Já a equipe da Florida busca seu quarto título.
Jimmy Butler brilha e evita título dos Lakers
O jogo foi muito equilibrado e os Lakers foram levemente superiores no primeiro período, vencido por apenas um ponto (25 a 24). Já na segunda parcial, o Heat contou com o brilhantismo de Jimmy Butler, que foi para o intervalo com 22 dos 60 pontos marcados pelo Heat, que conseguiram livrar quatro de vantagem.
Uma das estrelas da equipe de Los Angeles, Anthony Davis sentiu uma antiga contusão no pé direito, nos segundos finais do primeiro quarto. O ala-pivô foi atendido no vestiário e retornou à quadra, encerrando a partida com 28 pontos e 12 rebotes.
No terceiro quarto, o Miami ampliou a vantagem para seis (88 a 82), com Butler e o ala Duncan Robinson, que acertou sete arremessos da linha dos três pontos, sendo os grandes destaques.
Os 12 minutos finais foram disputados ponto a ponto e o jogo se transformou em um duelo entre LeBron e Butler. Com apenas 21 segundos para o término da partida, Davis aproveitou um descuido da defesa do Heat e fez 108 a 107 para os Lakers, que ficaram muito próximos do título. Porém, no ataque seguinte, Jimmy Butler sofreu falta e ao converter os dois lances livres recolocou sua equipe em vantagem (109 a 108), com o cronômetro marcando mais 16.8 segundos de disputa.
Com a posse de bola, os Lakers foram para o ataque decisivo e depois de James abrir espaço e deixar Danny Green desmarcado, o ala errou o arremesso que bateu no aro. A bola ainda voltou para o Los Angeles, mas Markieff Morris errou o passe a 2.2 segundos do fim e logo depois o jovem armador Tyler Herro, do Miami, sofreu falta e ao converter um lance livre definiu o marcador em 111 a 108.
Jimmy Butler cravou seu segundo triplo-duplo nas finais (35 pontos, 11 rebotes e 11 assistências) e se credenciou a brigar pelo prêmio de melhor jogador das finais (MVP), caso o Miami consiga o título. Nos Lakers, LeBron James terminou a partida com 40 pontos, 13 rebotes e sete assistências.
Agora, perdendo por 3 a 2, o Miami Heat precisará vencer o jogo seis, no domingo (11), às 20h30min (de Brasília) para ainda sonhar em protagonizar uma virada que só foi registrada em uma oportunidade na história da NBA. Apenas em 2016, o Cleveland Cavaliers, de LeBron James, saiu de uma desvantagem de 1-3 para 4-3 e conquistou o título.