O melhor time da história da NBA não foi páreo para a companhia de LeBron James e, pela primeira vez na história, o Cleveland Cavaliers é campeão do melhor basquete do mundo. Em um jogo fantástico, o Cavaliers derrotou o Warriors em Oakland por 93 a 89, virou a série para 4 a 3 depois de estar perdendo por 3 a 1 e garantiu o troféu.
O sétimo jogo coroou uma série competitiva do início ao fim. Cada time jogava dentro de suas características: enquanto o Warriors abusava das cestas de três pontos, o Cavaliers usava o jogo de infiltrações, com mais força dentro do garrafão. No fim do primeiro quarto, a vantagem de Cleveland era de apenas um ponto.
Leia mais:
Seleção feminina de basquete cai em grupo complicado na Olimpíada
Acompanhe a série Estrelas do Rio e veja histórias de atletas brasileiros que podem brilhar na Olimpíada
Medalha na mira: Marcus D'Almeida, o prodígio do tiro com arco brasileiro
O Warriors viveu seu melhor momento no jogo no segundo quarto, quando fechou com sete pontos à frente. No entanto, o Cavs voltou a equilibrar o duelo no terceiro período e chegou a passar à frente. Os dois rivais passaram a se revezar na liderança, sempre com diferenças pequenas. Draymond Green e Kyrie Irving comandavam os ataques.
A um minuto do fim, o jogo estava empatado em 89 pontos. Neste ponto, já haviam ocorrido 20 mudanças na liderança do placar, além de 11 momentos em que o duelo estava em igualdade. A série, na soma dos sete jogos, estava igual em 699 a 699. Depois de vários minutos sem pontuações, Kyrie Irving encaixou uma bola de três fundamental para deixar a diferença em três pontos a favor do Cavs. LeBron ainda converteu um lance livre para fechar o placar.
LeBron James, que foi eleito o jogador mais valioso das finais, anotou 27 pontos, 11 rebotes e 11 assistências. Kyrie Irving também teve uma grande atuação, com 26 pontos e seis rebotes. O nome de Golden State foi Draymond Green, com 32 pontos, 15 rebotes e nove assistências.
*ZHESPORTES