Novak Djokovic superou o grego Stefanos Tsitsipas, nesta sexta-feira (9), por 3 a 2, parciais de 6/3, 6/2, 5/7, 4/6 e 6/1, em 3h54 min de jogo e será o adversário de Rafael Nadal na decisão do Aberto de Tênis da França, em Roland Garros.
Número um do ranking mundial e com um temporada quase perfeita, o tenista de 33 anos entrou em quadra pela 37ª vez no ano e obteve sua 36ª vitória. Ainda buscando apagar a má impressão da desclassificação no US Open, quando acertou uma bolada em uma juíza de linha, o sérvio foi amplamente superior ao adversário durante todo o confronto.
O primeiro game foi extremamente equilibrado e Tstsipas chegou a dar impressão de que poderia surpreender. Porém, depois de conseguir 0-40 no saque de Djoko, ele acabou desperdiçando as oportunidades e depois de sete minutos viu o sérvio confirmar o serviço, para logo depois impor uma quebra ao grego e encaminhar a tranquila vitória por 6/3, em 41 minutos.
A segunda parcial foi amplamente dominada pelo sérvio, que conseguiu duas quebras de saque no terceiro e sétimo games, fez 6/2 e abriu dois sets de vantagem na partida. No terceiro, Tsitsipas resistiu o máximo possível, mas sofreu um break no nono game e quando parecia não ter mais chances, ainda encontrou forças para devolver a quebra e virar a parcial em 7-5, forçando um quarto set.
Depois de um breve intervalo, quando os dois jogadores foram para o vestiário, a partida recomeçou e o tenista grego de 22 anos seguiu com o ritmo agressivo que lhe deu a vitória no terceiro set. Dessa forma, ele confirmou o saque, quebrou Djokovic e na sequência sacou para abrir confortáveis 3-0. Porém, mais experiente, o sérvio manteve o controle e devolveu o break. Tsitsipas se manteve persistente e voltou a derrubar o serviço do líder do ranking no momento certo, marcando 6/4 e levando a disputa para um improvável quinto set.
Quando tudo indicava uma extraordinária virada de Stefanos Tsitsipas, Novak Djokovic fez valer sua condição de dono de 17 troféus de Grand Slam e não deu chances ao grego, fechando a partida com implacáveis 6/1, depois de três quebras de saque.
Esta será a quinta final de Novak Djokovic em Paris. Campeão em 2016, quando superou o britânico Andy Murray, ele tem três vices: 2012 e 2014 para Rafael Nadal e 2015 para o suíço Stan Wawrinka.
O jogo que apontará o campeão de Roland Garros está marcado para o domingo (11), às 10h (de Brasília) e será o 56º confronto entre Novak Djokovic e Rafael Nadal. Com 29 vitórias contra 26, o sérvio leva vantagem. Porém, em partidas disputadas no saibro, o espanhol domina com 17 vitórias em 24 jogos, sendo que em Paris o retrospecto aponta 6 a 1 para o canhoto que acumula 12 títulos no torneio.