O brasileiro Bruno Soares e o croata Mate Pavić estão classificados para a decisão da chave de duplas masculinas do Aberto de Tênis da França. Nesta quinta-feira (8), eles derrotaram os colombianos e líderes do ranking mundial, Juan Sebastian Cabal e Robert Farah, por 2 sets 0, parciais de 7/6 (4) e 7/5, em uma hora e 44 minutos de jogo, disputado na quadra Suzanne Lenglen, a segunda maior do complexo de Roland Garros.
A partida era uma das mais aguardadas do torneio — afinal, reunia os colombianos, principais favoritos e que juntos somam 16 títulos, entre eles Wimbledon e Aberto dos EUA de 2019, dois Masters e a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011, e a dupla Soares/Pavić , que atua junta desde julho do ano passado e que, neste período, venceu o Masters de Xangai e o Aberto dos EUA deste ano.
No primeiro set, o mineiro e o croata conseguiram a primeira quebra de saque no terceiro game. Porém, logo depois, os colombianos devolveram a quebra. A igualdade persistiu até o tie-break, que igualmente foi bastante equilibrado, com apenas três mini-breaks — dois deles para Soares/Pavić, o decisivo no nono ponto. Logo depois, com o saque, eles fecharam a parcial em 54 minutos.
O segundo set não foi diferente, e o equilíbrio de forças foi a tônica. Porém, desta vez, quem conseguiu a primeira quebra foi a parceria colombiana, que fez 3/2 e logo depois manteve a vantagem. A diferença só seria desmanchada no oitavo game (4/4), depois de mais de 10 minutos de disputa. A seguir, as duas duplas mantiveram o saque até o 12º game, quando mais uma vez Robert Farah foi quebrado. Assim, Bruno Soares e Mate Pavić garantiram a vitória e a vaga na final em Paris.
Esta será a primeira vez que o tenista mineiro de 38 anos disputará uma final em Roland Garros. Dono de dois títulos no Aberto dos EUA (2016 e 2020) e de um no Aberto da Austrália (2016), ele já havia disputado uma final em Wimbledon (2013) de duplas mistas. Nesta categoria, ele tem outros três troféus de Grand Slam: Aberto dos EUA (2012 e 2014) e Aberto da Austrália (2016).
Para Mate Pavić, esta será a quarta final no saibro francês. Em 2018, com o austríaco Oliver Marach, ele ficou com o vice-campeonato, assim como nas duas vezes em que esteve na decisão das mistas, em 2018 e 2019, com a canadense Gabriela Dabrowski.
A final de duplas do Aberto da França ocorre no próximo sábado, e os adversários de Soares e Pavić serão definidos no confronto entre os alemães Kevin Krawietz e Andreas Mies, atuais campeões, e a dupla do holandês Wesley Koolhof e do croata Nikola Mektić, que foram os rivais de Bruno e Mate na decisão do Aberto dos EUA deste ano.