O mineiro Bruno Soares, número 22 do ranking, se consagrou campeão na categoria duplas masculina neste sábado ao conquistar, ao lado do britânico Jamie Murray, o título do Australian Open. Esse foi o primeiro troféu de Grand Slam na dupla masculina em sua carreira.
O brasileiro e Jamie, que é irmão de Andy Murray - segundo melhor do mundo em simples - superaram na final os experientes Daniel Nestor - dono de oito Majors - e o tcheco Radek Stepanek, com duas conquistas, por 2 sets a 1 de virada com parciais de 2/6 6/4 6/4 após 2h18min de duração.
Com a votória, Bruno chega a seu terceiro Major e, ao lado de Marcelo Melo (campeão ano passado de Roland Garros), torna-se o segundo brasileiro a ter conquistado títulos dos maiores torneios do mundo na dupla masculina.
O mineiro é o primeiro brasileiro campeão do Australian Open em 56 anos. Antes dele, o Brasil havia sagrado-se campeão com Maria Esther Bueno em 1960. Um brasileiro não alcançava a final desde 1965 quando a mesma Maria Esther foi vice de simples.
Murray também fatura seu primeiro Slam na carreira após dois vice-campeonatos em Wimbledon e US Open ano passado com o australiano John Peers.
Ele e Bruno largam o ano com tudo. Além desta conquista, a dupla faturou o ATP 250 de Sydney, na Austrália, e foram semifinalistas de Doha, no Qatar. Com o troféu, os atletas passam liderar isoladamente o ranking da temporada.
A partida
Na primeira etapa, Bruno entrou mal no serviço, cometendo duplas-faltas e levando bombas na devolução. Claramente nervosos, os jogadores sucumbiram por 6/2.
Na segunda etapa, mais calmos, eles foram devolvendo melhor e entrando mais no jogo. A quebra veio no quinto game após inúmeras chances desperdiçadas. A vantagem foi mantida e deixou Soares mais confiante no serviço para fechar por 6/4.
O bom nível do jogo da dupla foi mantido na terceira parcial e a quebra também veio no quinto game com bate-pronto fora do tcheco e vantagem de 4/2. Eles sacaram pro jogo em 5/4, mas Jamie cometeu dupla-falta, erro no fundo, salvaram um 15/40, tiveram match-point salvo com bela devolução de Daniel e acabaram quebrados.
O bom nível do jogo da dupla foi mantido na terceira parcial e a quebra também veio no quinto game com bate-pronto fora do tcheco e vantagem de 4/2. A dupla sacou pro jogo em 5/4, mas Jamie cometeu dupla-falta. Após salvar um 15/40, Bruno e Jamie tiveram match-point salvo com bela devolução de Daniel e acabaram quebrados. No final do jogo, Bruno tomou conta, aplicou belas devoluções, quebrou e deu bons saques e voleios. A dupla fechou a partida por 6/4 após devolução na rede de Radek.
Reconhecimento
Sempre na torcida pelo tênis brasileiro, Gustavo Kuerten, que tem três títulos em simples em Roland Garros, usou as redes sociais para parabenizar Bruno Soares pela conquista. E como bom manezinho, não podia faltar a principal hashtag: #cosalinda.
Publicado por Guga Kuerten em Sábado, 30 de janeiro de 2016
Sensacional,,, Bruninho faturou mais um Grand slam e o primeiro de duplas masculino!!! Muito merecido, de virada e...
Família Murray em destaque
O irmão mais novo de Jamie Murray apareceu na plateia para prestigiar a premiação. O problema, se é que ele existe, é que Andy Murray está na final de simples neste domingo. E não terá vida fácil, já que o adversário é o número um do mundo, Novak Djokovic.
A perceber a presença, Jamie brincou com Andy: "Você deveria estar dormindo!"
Publicado por Australian Open em Sábado, 30 de janeiro de 2016
You should be in bed Andy Murray, big brother Jamie Murray tells our men's singles finalist during his own trophy ceremony#AusOpen