A polonesa Iga Świątek segue fazendo história no Aberto de Tênis da França. Depois de se classificar para as semifinais da chave feminina de simples, a jogadora de apenas 19 anos garantiu nesta quarta-feira (7), ao lado da parceira norte-americana Nicole Melichar, um lugar na semifinal de duplas em Roland Garros.
O feito foi atingido com uma vitória sobre as americanas Asia Muhammad e Jessica Pegula, por 2 a 0, parciais de 6/3 e 6/4. Número 54 do ranking mundial da WTA, Świątek ainda busca seu primeiro troféu profissional. Como juvenil, a jogadora nascida em Varsóvia tem os títulos individual de Wimbledon em 2018 e de duplas em Roland Garros, no mesmo ano, com a norte-americana Caty McNally, e a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude, realizados em Buenos Aires, ao lado da eslovena Kaja Juvan.
— É incrível para mim. Nunca teria pensado que chegaria às semifinais de simples e duplas, então é meio louco, porque eu tenho que jogar uma partida todos os dias. Mas é bom para porque eu ainda estou no ritmo. Além disso, acho que está ajudando meu desempenho nas simples também porque estou aprendendo coisas novas e nunca tive a chance de jogar em duplas com uma jogadora tão experiente. É incrível para mim, e estou muito feliz — disse Świątek, que na quinta-feira (8), às 10h (de Brasília) enfrentará a argentina Nadia Podoroska em busca de um lugar na decisão em Paris.
Kvitová e Kenin confirmam favoritismo e disputam semifinal
No outro lado da chave de simples, duas favoritas estiveram em ação nesta quarta e garantiram presença nas semifinais. A primeira foi a tcheca Petra Kvitová, que passou pela alemã Laura Siegemund, com um duplo 6/3. Cabeça de chave número sete, a tenista de 30 anos disputará sua segunda semifinal em Roland Garros —perdeu em 2012 para a russa Maria Sharapova, que seria a campeã.
Dona de dois títulos de Grand Slam, ambos conquistados na grama de Wimbledon (2011-14), a canhota de 1,82m terá pela frente a norte-americana Sofia Kenin, quarta na lista de favoritas, que eliminou a compatriota Danielle Collins, por 2 a 1, parciais de 6/4, 4/6 e 6/0. Atual campeã do Aberto da Austrália, a jogadora de 21 anos nasceu em Moscou e seus pais imigraram para os Estados Unidos quando ela tinha apenas alguns meses.