A polonesa Iga Świątek é a segunda semifinalista da chave feminina de Roland Garros. Nesta terça-feira (6), ela derrotou a italiana Martina Trevisan, que veio do qualificatório, por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/1, em apenas 1h18min de partida e agora irá desafiar a argentina Nadia Podoroska.
Número 54 do ranking da WTA, ela ainda não perdeu um set nos quatro jogos que disputru no torneio e busca o primeiro título da carreira no circuito mundial. Campeã júnior de Wimbledon em 2018, Świątek é a primeira jogadora da Polônia em uma semifinal no Aberto da França desde Jadwiga Jędrzejowska, que em 1939 chegou à decisão contra a francesa Simone Mathieu, que já sido sua algoz nas semifinais de dois anos antes.
Świątek também está nas quartas de final de duplas. Ao lado da norte-americana Nicole Melichar, ela enfrentará as também americanas Jessica Pegula e Asia Muhammad na quarta-feira.
Iga é filha do ex-remador olímpico Tomasz Świątek, que em 1988, nos Jogos Olímpicos de Seul, fez parte da equipe polonesa que terminou em sétimo lugar na prova do quadro sem. A tenista de apenas 19 anos ainda tem no currículo os título do Aberto da França juvenil de 2018 e dos Jogos Olímpicos da Juventude do mesmo.