O tênis argentino viveu uma terça-feira (6) histórica em Roland Garros. Seus dois jogadores que disputaram as quartas de final de simples masculino e feminino conquistaram avançaram para às semifinais do Aberto da França, pela primeira vez na carreira.
A primeira vaga foi conquistada por Nadia Podroska, que derrotou a cabeças de chave número três, a ucraniana Elina Svitolina em sets diretos, parciais de 6/2 e 6/4, em partida que teve 1h19 de duração.
Uma das sensações do torneio, a tenista de 23 anos disputou seu oitavo jogo em Paris, já que para chegar à chave principal, ela precisou disputar o torneio qualificatório, onde eliminou três rivais. E computados todos esses confrontos, a atual número 131 do ranking mundial da WTA perdeu apenas dois sets.
O resultado é histórico para a Argentina, que não tinha uma semifinalista em Grand Slam desde Paolo Suárez, também em Roland Garros-2004, e para Podoroska, que além de garantir o melhor resultado de sua carreira ainda se transformou na primeira jogadora vinda do qualificatório a passar às semifinais do torneio francês na Era Aberta.
Agora, a jogadora nascida em Rosario e que jamais conquistou um título no circuito da WTA enfrentará a vencedora do confronto entre a polonesa Iga Świątek, de 19 anos, que vem de eliminar a romena Simina Haleo, cabeça de chave número 1, e a italiana Martins Trevisa, que também disputou o qualifying.
Schwartzman vence batalha contra Thiem e faz primeira semi de Major da carreira
Depois de comemorarem a vaga de Podoroska na chave feminina, os argentinos vibraram com a classificação de Diego Schwartzman para a primeira semifinal de Grand Slam da carreira. Em uma batalha de 5h08min, ele derrotou o austríaco Dominic Thiem, vice-campeão de Roland Garros em 2018 e 2019 e que nesta temporada foi finalista do Aberto da Austrália e campeão do US Open. As parciais da partida foram de 7/6 (1), 5/7, 6/7 (6), 7/6 (5) e 6/2.
Com a vitória, "El Peque" como o tenista de 1.70m de altura é chamado, se tornou o décimo argentino a se classificar para uma semifinal de Grand Slam na Era Aberta.
O próximo adversário de Schwartzman será ganhador da partida entre o espanhol Rafael Nadal, 12 vezes campeão no saibro de Roland Garros, e o italiano Jannik Sinner, 19 anos, que é o primeiro jogador nascido em 2001 a disputar as quartas de final de um Slam.