Rafael Nadal é, de novo, campeão de Roland Garros. Na manhã deste domingo (9), em Paris, o espanhol de 33 anos venceu o austríaco Dominic Thiem por 3 sets a 1, parciais de 6/3, 5/7, 6/1 e 6/1, para conquistar o principal torneio de saibro do mundo pela 12ª vez na carreira — é o primeiro tenista da história a vencer tantas vezes o mesmo Grand Slam, superando Margaret Court, que venceu o Aberto da Austrália em 11 edições.
O jogo começou equilibrado, mas Nadal conseguiu uma quebra cedo e levou a vantagem até o fim para fechar a primeira série. No segundo set, Thiem conseguiu uma quebra no fim para evitar o tie-break e vencer por 7/5.
Depois, Nadal passou a controlar totalmente as ações. No terceiro e no quarto sets, fez 6/1 e mostrou para o mundo, novamente, que é o melhor em quadra lenta.
Nadal só tem duas derrotas na história do saibro parisiense: para Robin Soderling, em 2009, e para Novak Djokovic, em 2015. Em 2016, ele não jogou o torneio por lesão.
Nadal chegou a 18 títulos de Grand Slam — além dos 12 em Roland Garros, ele tem três no Aberto dos Estados Unidos, dois em Wimbledon e um no Aberto da Austrália. Na história do tênis masculino, ele só fica atrás de Roger Federer, que tem 20 títulos.