Nesta quinta-feira (8), começam as Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo do Catar, que será disputada entre os meses de novembro e dezembro de 2022. Única equipe a estar presente em todos os Mundiais, a Seleção Brasileira estreia na competição na sexta-feira (9), contra a Bolívia, às 21h30min, em São Paulo. Na terça-feira (13), o adversário será o Peru, às 21h, em Lima.
O modelo atual de disputa das Eliminatórias da América do Sul foi implementado para a Copa do Mundo da França, realizada em 1998. Desde lá, 10 seleções se enfrentam em turno e returno, totalizando 18 rodadas. As exceções foram as vezes em que o Brasil ficou de fora, ou por ser o atual campeão mundial ou o país-sede, casos de 1998 e 2014, respectivamente. Abaixo, GZH relembra a participação da Seleção Brasileira nas últimas Eliminatórias:
Copa do Mundo da Rússia (2018)
O início da Seleção Brasileira nas Eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia foi irregular. Nos seis primeiros jogos, sob o comando do técnico Dunga, foram duas vitórias, três empates e uma derrota. No entanto, com a chegada de Tite, o Brasil deu uma arrancada que culminou com o melhor desempenho brasileiro na história da competição.
A Seleção encerrou a participação na liderança das Eliminatórias com 41 pontos, tendo 12 vitórias, cinco empates e apenas um revés. O aproveitamento foi de 75,9%. A classificação para o Mundial de 2018 veio na 14ª rodada, após a vitória de 3 a 0 sobre o Paraguai. Gabriel Jesus foi o artilheiro do Brasil no torneio, com 7 gols marcados.
Outras seleções classificadas: Uruguai, Argentina, Colômbia e Peru (repescagem)
Brasil nas Eliminatórias: 1º lugar
Brasil na Copa do Mundo de 2018: Eliminado nas quartas de final para a Bélgica
Copa do Mundo do Brasil (2014)
Por ter sido o país-sede do Mundial de 2014, o Brasil não participou das Eliminatórias, disputando apenas amistosos nas datas disponibilizadas para a competição continental. Até 2002, o defensor do título também tinha vaga automática na Copa do Mundo seguinte, o que foi retirado do regulamento a partir de 2006.
Seleções classificadas: Argentina, Colômbia, Chile, Equador e Uruguai (repescagem)
Brasil nas Eliminatórias: Não participou por já estar classificado ao Mundial
Brasil na Copa do Mundo de 2014: eliminado na semifinal diante da Alemanha
Copa do Mundo da África do Sul (2010)
Com Dunga no comando da casamata, o início nas Eliminatórias foi de apenas uma vitória em três jogos, o que em nada atrapalhou a boa campanha da Seleção Brasileira, que encerrou a competição na primeira colocação, com 34 pontos. Foram nove vitórias, sete empates e duas derrotas, com um desempenho foi de 62,9%.
A confirmação da vaga para a Copa do Mundo da África do Sul veio na 15ª rodada e em grande estilo. Vitória de 3 a 1 sobre a Argentina de Diego Maradona no Gigante de Arroyito, em Rosario. Luís Fabiano, com nove gols, foi quem mais marcou pelo Brasil no campeonato.
Outras seleções classificadas: Chile, Paraguai, Argentina e Uruguai (repescagem)
Brasil nas Eliminatórias: 1º lugar
Brasil na Copa do Mundo de 2010: eliminado nas quartas de final contra a Holanda
Copa do Mundo da Alemanha (2006)
Vindo do pentacampeonato conquistado na Coreia do Sul e no Japão, em 2002, o caminho percorrido para a disputa do Mundial de 2006 foi tranquilo. A equipe do técnico Carlos Alberto Parreira terminou as Eliminatórias na liderança, com 34 pontos. Foram nove vitórias, sete empates e duas derrotas, com um aproveitamento de 62,9%.
A participação na Copa do Mundo da Alemanha foi confirmada na 16ª rodada, em uma vitória por 5 a 0 sobre o Chile. Principal jogador de Seleção Brasileira na época, Ronaldo foi o goleador das Eliminatórias, com 10 gols anotados.
Outras seleções classificadas: Argentina, Equador, Paraguai e Uruguai (repescagem)
Brasil nas Eliminatórias: 1º lugar
Brasil na Copa do Mundo de 2006: eliminado nas quartas de final para a França
Copa do Mundo da Coreia do Sul e Japão (2002)
A trajetória que foi coroada com o pentacampeonato na Coreia do Sul e no Japão foi marcada por altos e baixos durante as Eliminatórias Sul-Americanas. Para se ter uma ideia, foram quatro os treinadores do Brasil durante a competição. Vanderlei Luxemburgo, Candinho, de forma interina, Emerson Leão e Luiz Felipe Scolari.
Quando Felipão assumiu, a Seleção Brasileira estava ameaçada de não ir a uma Copa do Mundo pela primeira vez. A classificação veio só na última rodada, com um 3 a 0 sobre a Venezuela. Terceiro colocado, o Brasil teve nove vitórias, três empates e seis derrotas. O desempenho foi de 55,5%. Rivaldo foi a artilheiro brasileiro na competição, com oito gols.
Outras seleções classificadas: Argentina, Equador, Paraguai e Uruguai (repescagem)
Brasil nas Eliminatórias: 3º lugar
Brasil na Copa do Mundo de 2002: Campeão