Duas seleções com mais vitórias na história das Copas do Mundo, Brasil e Alemanha não haviam se enfrentado até 2002. Pois o primeiro encontro em Mundiais ocorreu justamente em uma final. No dia 30 de junho, em Yokohama, no Japão, Ronaldo marcou dois gols e comandou a vitória de 2 a 0 que garantiu o pentacampeonato da Seleção Brasileira.
Relembre 10 momentos da final da Copa de 2002:
1) Primeira chegada
Embalado por seis vitórias no caminho até a decisão, o Brasil começou o jogo pressionando a Alemanha. A primeira chance de gol ocorreu aos sete minutos. Com a marcação adiantada, a Seleção forçou o erro na saída de bola alemã e Kléberson fez o desarme. O volante chutou da entrada da área para defesa de Oliver Kahn.
2) Primeiro susto
A Alemanha respondeu aos nove minutos. Em jogada de Bernd Schneider pela direita, o cruzamento para a pequena área procurava o centroavante Klose, mas o goleiro Marcos se antecipou e conseguiu fazer o corte para mandar a bola para escanteio antes da chegada do centroavante alemão.
3) Ronaldo aquece
Aos 18 minutos, o dono da final teve sua primeira chance de gol. Após grande passe de Ronaldinho, Ronaldo apareceu livre dentro da área e deu um toque de pé esquerdo na saída de Kahn, mas a bola se perdeu pela linha de fundo. Foi o primeiro momento do camisa 9 na decisão.
4) No travessão
Já nos minutos finais do primeiro tempo, aos 44, Kléberson quase abriu o placar para o Brasil. Ele recebeu de Ronaldinho na entrada da área e chutou por cobertura vencendo Oliver Kahn para acertar o travessão.
5) Kahn faz milagre
O Brasil teve outra grande chance antes do intervalo. Já nos acréscimos do primeiro tempo, Ronaldo ficou com a sobra em cruzamento de Roberto Carlos, dominou o chutou com força. Nesse lance, Kahn justificou a escolha de melhor jogador da Copa ao fazer uma grande defesa para manter o placar zerado.
6) São Marcos
Depois de um primeiro tempo de domínio do Brasil, a Alemanha quase marcou seu gol no começo da etapa final. Aos 3 minutos, o atacante Oliver Neuville bateu uma falta da intermediária e acertou o ângulo. Marcos deu a ponte para fazer a defesa salvadora. A bola ainda bateu na trave no que foi a principal chance de gol da Alemanha na decisão.
7) Gol
Aos 21 do segundo tempo, o Brasil saiu na frente na decisão do Mundial no lance mais marcante da Copa do Mundo. Rivaldo chutou da fora da área e o eleito melhor jogador da Copa falhou. Kahn tentou encaixar a bola e soltou ela nos pés de Ronaldo, que só teve o trabalho de empurrar para o gol para abrir o placar. O artilheiro da Copa marcava contando com a falha do melhor goleiro do mundo.
8) Alemanha tenta reagir
Logo após o gol de Ronaldo, a Alemanha se lançou ao ataque em busca do empate. Foram três tentativas alemãs, mas nenhuma resultou em grande chance de gol. Na melhor delas, Jeremies chutou da entrada da área e a bola passou perto da trave direita de Marcos.
9) Ronaldo garante o título
Com a Alemanha aberta em busca do empate, o Brasil se aproveitou pra contra-atacar. Aos 33, Kléberson fez a jogada pela direita e cruzou para o meio, onde Rivaldo fez o corta-luz e a bola caiu nos pés de Ronaldo. O Fenômeno bateu colocado para marcar seu oitavo gol na Copa do Mundo e garantir o penta para o Brasil.
10) Apito final
Após Ronaldo marcar o segundo gol, a Alemanha ficou completamente batida. Os jogadores da Seleção Brasileira apenas administraram a vantagem até o apito final do árbitro italiano Pierluigi Collina para iniciar a comemoração do penta no gramado do International Stadium, em Yokohama.