O futebol, assim como a maioria dos esportes, foi afetado pelo avanço do coronavírus. O primeiro impacto sentido pelos clubes do Rio Grande do Sul foi em 12 de março, quando a Conmebol anunciou que os jogos da Libertadores seriam suspensos. O primeiro Gre-Nal da história da competição, no entanto, ocorreu neste mesmo dia.
Depois disso, foram três semanas de paralisação total das competições no Estado e no país, além da suspensão de todas as atividades relacionadas ao futebol por parte dos principais clubes. Neste período, inclusive, os presidentes de Grêmio e Inter foram diagnosticados com a covid-19 e, nesta quarta (1º), dados como curados.
Veja a linha do tempo:
12/3 – Jogos da Libertadores suspensos
A Conmebol anunciou que todos os jogos da Libertadores marcados entre os dias 15 e 21 de março estavam suspensos em virtude da expansão do coronavírus na América Latina. O Gre-Nal do dia 12 de março, porém, foi mantido.
13/3 – Gauchão com portões fechados
Neste dia, a FGF anunciou que as partidas da 3ª rodada do returno do Gauchão seriam realizadas sem presença de público nos estádios devido ao avanço do coronavírus.
15/3 – Última rodada do Campeonato Gaúcho
Os últimos jogos do Gauchão ocorreram nesta data. O Grêmio venceu o São Luiz, de manhã, na Arena, e o Inter goleou o São José, à noite, no Passo D'Areia.
15/3 – Competições nacionais paralisadas
A CBF decidiu suspender por prazo indeterminado todas as competições nacionais em andamento, o que inclui Copa do Brasil, Campeonatos Brasileiros Femininos A1 e A2, Campeonato Brasileiro Sub-17 e Copa do Brasil Sub-20.
16/3 – Paralisação por 15 dias no Estadual
O Campeonato Gaúcho de 2020 foi suspenso por 15 dias. A decisão foi tomada após reunião com 10 clubes participantes, na sede da FGF, em Porto Alegre.
17/3 – Dupla Gre-Nal suspende atividades
Os dois principais clubes do Estado anunciaram a paralisação das atividades, incluindo treinamentos. Assim, os atletas e comissões técnicas passaram a trabalhar de casa.
17/3 – Copa América adiada
A Copa América de 2020, que seria disputada entre junho e julho na Argentina e na Colômbia, foi adiada para os mesmos meses de 2021.
18/3 – Suspensão ampliada pela Conmebol
A Conmebol ampliou a suspensão dos jogos da Libertadores e da Sul-Americana até, pelo menos, o dia 5 de maio.
20/3 – Presidente do Inter com coronavírus
O resultado do exame do presidente do Inter, Marcelo Medeiros, deu positivo para coronavírus. O dirigente de 59 anos havia ido para isolamento ainda no domingo (15), quando sentiu os primeiros sintomas da doença.
21/3 — Avaliações clínicas na dupla Gre-Nal
A dupla Gre-Nal realizou neste dia avaliações clínicas nos seus atletas e funcionários ligados ao futebol. Nenhum deles apresentou sintomas e, por isso, não foram submetidos a exames para detectar a presença de coronavírus.
22/3 – Presidente do Grêmio com coronavírus
O presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Júnior, foi diagnosticado com coronavírus. Ele foi submetido ao teste mesmo sem sintomas, já que havia convivido com o mandatário colorado. Assim como Medeiros, Bolzan também ficou isolado em casa.
23/3 – Férias antecipadas e redução de salários
A Comissão Nacional de Clubes decidiu propor a antecipação das férias e uma redução de 25% nos salários dos jogadores em razão da paralisação do futebol pela pandemia de coronavírus.
23/3 – Atividades suspensas por tempo indeterminado no Grêmio
Diferentemente do Inter, que desde o primeiro momento suspendeu suas atividades por tempo indeterminado, o Grêmio havia paralisado apenas até o dia 23. Nesta data, porém, o clube anunciou a suspensão sem prazo para retorno.
24/3 – Divisão de Acesso parada por prazo indeterminado
A FGF suspendeu por tempo indeterminado a Divisão de Acesso, que inicialmente havia sido paralisada por apenas 15 dias.
26/3 – Adiantamento de premiação da Conmebol
Os clubes que estão na fase de grupos da Libertadores foram avisados que poderiam solicitar o adiantamento de até 60% da verba referente à participação nesta etapa da competição. A dupla Gre-Nal poderia pedir até 1,8 milhão de dólares (cerca de R$ 9 milhões).
26/3 – Gauchão paralisado por tempo indeterminado
Depois de uma videoconferência entre dirigentes da FGF e dos clubes, foi definido que o Gauchão seguiria paralisado por tempo indeterminado.
27/3 – Dupla anuncia férias coletivas
Grêmio e Inter anunciaram férias coletivas para seus jogadores e comissão técnica de 1º a 20 de abril. No lado Tricolor, também foi feito um acordo de redução salarial.
31/3 – Presidentes da Dupla curados do coronavírus
Os dois presidentes foram comunicados pela Secretaria Estadual da Saúde que estão livres do coronavírus. Tanto Romildo Bolzan Júnior, do Grêmio, quanto Marcelo Medeiros, do Inter, ficaram isolados e passam bem.
1º/4 – Férias na dupla Gre-Nal
A partir de o dia 1º até o dia 20 de abril os jogadores e comissões técnicas de Grêmio e Inter, como de uma dezena de outros clubes do país, entraram em férias coletivas para que possam jogar até o fim de dezembro ou até mesmo o início de janeiro.