O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, solicitou ao presidente da Fifa, Gianni Infantino, uma reunião o mais rápido possível para analisar a criação de um fundo global para ajudar as federações de futebol enquanto durar a crise devido à pandemia da covid-19.
Domínguez pediu uma reunião da chamada "Força Tarefa da Fifa", via teleconferência, "a fim de gerar soluções oportunas e imediatamente disponíveis para as associações membros, fosse aprovada sem demora".
"Nesse apoio oportuno, depende que a bola possa rolar novamente no mundo com o esplendor de assim que essa situação de crise se dissipar", disse o diretor da Conmebol, que é formada por dez federações sul-americanas.
"As necessidades das associações sul-americanas crescem dia após dia", alertou, razão pela qual disse que a Conmebol disponibilizou um adiantamento de até 75 milhões de dólares para as associações e clubes participantes da Libertadores e da Sul-Americana.
"Todos os esforços são poucos para mitigar a situação difícil pela qual nossos afiliados estão passando, e é por isso que é inevitável unir esforços para resgatá-los o mais rapidamente possível", enfatizou Domínguez em sua mensagem a Infantino.
A "Força Tarefa da Fifa" é um grupo de estudo composto por 22 membros, incluindo representantes da comissão de futebol, comissão técnica e de desenvolvimento, comissão de medicina e comissão de árbitros, entre outros especialistas. Sua missão é analisar o futebol moderno e formular propostas que sirvam para melhorá-lo em todas as áreas.