O dia 8 de abril ficaria na história do futebol gaúcho e nacional por ser uma data reservada para mais um Gre-Nal pela Libertadores, desta vez no Beira-Rio. Por todo o drama que o mundo passa atualmente, convalescendo de uma pandemia dolorosamente agressiva, o jogo foi adiado. A competição continental está suspensa, mas ela ainda reserva a possibilidade de Renato Portaluppi atingir um recorde bastante interessante quando for retomada.
Por conta de seu belo desempenho com o Grêmio na Libertadores nos últimos anos, o retrospecto de Renato Portaluppi ficou altamente elogiável, ora pelo título conquistado em 2017 ora pelas vitórias alcançadas. A edição de 2020 do torneio arrancou com triunfo fora de casa sobre o América de Cali, na Colômbia.
Pois foi este resultado em solo colombiano que fez Renato superar Muricy Ramalho e se tornar o segundo treinador brasileiro com mais vitórias na história da Libertadores. À frente dele, está apenas Luiz Felipe Scolari, bicampeão da América. O técnico do Grêmio soma 38 triunfos contra 42 de Felipão.
— Como eu sempre digo, sou tarado por títulos. E também por marcas. E essa é mais uma que vamos tentar buscar. Sempre com a ajuda do grupo maravilhoso que eu tenho — declarou Renato via assessoria de imprensa.
Brasileiros com mais vitórias em Libertadores
- Luiz Felipe Scolari - 42
- Renato Portaluppi - 38
- Muricy Ramalho - 37
- Tite - 36
- Vanderlei Luxemburgo - 34