Fornecedora de material esportivo do Grêmio desde 2015, a marca inglesa Umbro tem contrato vigente com o clube até dezembro de 2024 - a renovação foi acertado no final do ano passado.
Os valores que envolvem o contrato entre a direção gremista e a parceria são tratados com sigilo. O que se sabe é que além de fornecer cerca de 50 mil peças por ano, a empresa repassa ao Grêmio algo em torno de 17% sobre as vendas do material esportivo do clube.
Em seu orçamento para 2020, a direção gremista projetou arrecadar R$ 7,1 milhões em suas lojas oficiais, R$ 8,9 milhões de royalties e mais R$ 35,8 milhões de patrocínios e publicidade. Neste último item, ingressa o montante do contrato assinado com os ingleses.
A crise financeira mundial decorrente da pandemia do novo coronavírus forçou muitos clubes e empresas a renegociarem seus contratos. Entre Grêmio e Umbro não foi diferente.
— Normal, apenas prazos de pagamento foram readequados. Sem alteração de nada — disse o presidente Romildo Bolzan ao ser questionado pela reportagem de GaúchaZH se alguma alteração no contrato da fornecedora de material esportivo havia sido feito por causa do período de excepcionalidade. De acordo com o dirigente, nenhum valor do contrato foi modificado.
Para evitar uma grande queda de arrecadação, já que todas as lojas físicas estão fechadas por causa da covid-19, a direção do Grêmio lançou uma campanha para tentar alavancar a venda de camisas do clube por meio da loja virtual. A promoção oferece descontos em diversos itens, como camisa oficial, material de treino, calções e jaquetas. O desconto é exclusivo para sócios com a mensalidade em dia.
Um outro efeito da paralisação das atividades do futebol foi que a data de lançamento do novo modelo de uniforme do Grêmio para 2020, prevista para março, está suspensa até a retomada das competições.