Dois técnicos brasileiros figuram na lista de uma das revistas mais conceituada do mundo esportivo, a inglesa FourFourTwo. Ambos, treinadores gaúchos: Tite, da Seleção Brasileira, e Renato Portaluppi, do Grêmio. O veículo levantou o ranking com os 50 melhores comandantes do mundo e divulga os escolhidos de 10 em 10 (do 50º ao 1ª). Nesta segunda-feira (29), a publicação revelou os nomes entre a 11ª e a 20ª colocação.
Tite apareceu na 11ª posição, à frente de técnico renomados como Conte, Luis Enrique, Di Francesco. O texto, assinado por Huw Davies, parabeniza a CBF por estender o contrato com o técnico e relembrada a grande campanha da Seleção nas Eliminatórias.
"O Brasil estendeu sabiamente o contrato de Tite até 2022, ignorando as críticas à sua rotação de capitães e a ele estar "preparado para ir para a tumba com Gabriel Jesus". Ele deveria ter sido contratado antes de 2016, quando sucedeu ao segundo chamado desastroso de Dunga e conquistou 12 vitórias e 2 empates nos jogos restantes das Eliminatórias, levando a Seleção para a Rússia como favorita", diz a revista.
Já Renato, é o 28º colocado. No texto, assinado por Marcus Alves, é destacado que o treinador tricolor é o primeiro brasileiro a vencer a Libertadores como jogador e técnico. Além de ressaltar que o comandante é um nome forte para suceder Tite.
"Em novembro de 2017, Renato se tornou o primeiro brasileiro a vencer a Copa Libertadores como jogador e treinador, e conquistou outros três troféus desde então. Ele tem um pé em outra final da Libertadores depois que o Grêmio derrotou o River Plate na primeira rodada da semifinal. Não é surpresa, então, que ele seja o favorito para suceder o Tite como técnico do Brasil", afirma a publicação.
O top 10 da FouFourTwo será divulgado nesta terça-feira (30).