O Barcelona apresenta nesta quinta-feira (12) o volante Arthur como novo jogador do clube. Assinatura do contrato, foto oficial com a camisa do Barça, visita às instalações do Camp Nou e exame médico obrigatório fazem parte do protocolo inicial.
Ao lado do presidente do clube catalão, Josep Maria Bartomeu, e de outros dirigentes, Arthur assinou o contrato pelas próximas seis temporadas (até junho de 2024).
As primeiras palavras do brasileiro nonovo clube foram ditas em catalão, surpreedendo os participantes:
— Bon día a tots, estic molt feliç per estar aquí. Visca el Barça i visca Catalunya! — disse, numa tradução livre: "Bom dia a todos, estou muito feliz por estar aqui. Viva o Barça e viva na Catalunha!".
Já com a camisa azul grená, mais tarde, o jogador de 21 anos disse estar muito feliz, porque sempre foi um sonho jogar no Barça:
— Eu quero fazer história neste clube e vou trabalhar duro para fazer isso. Tenho certeza que vou aprender muito com meus companheiros de equipe.
— Estamos muito contentes pelo fato de um jovem jogador e com o talento do Arthur chegar ao Barça, e que os seus ídolos sejam Xavi e Iniesta, o que significa que conhece o clube e a sua história. Temos a certeza que abrirá uma fase de sucesso — disse Bartomeu, acrescentando que muitos brasileiros fizeram história no clube e que o volante é o número 39.
No gramado do Camp Nou, Arthur exibiu um pouco do seu talento, fazendo embaixadinhas para as câmeras.
Embora a apresentação seja a portas fechadas, cerca de 200 torcedores e turistas que visitam o Museu do Barça, conforme o Sport, aproveitam para tirar fotos e foram saudados pelo jogador.
Arthur assinou algumas bolas, posou para os fotógrafos. Em seguida, foi para a coletiva de imprensa, em que respondeu a uma série de perguntas, inclusive sobre comparações com Xavi e Iniesta e as diferenças entre o antigo e o novo clube.
— O Grêmio e o Barça jogam de formas diferentes, mas como o Barça sempre conheceu seu estilo e eu sempre os assisti, vi seus jogos, aprendi, mas vou aprender muito mais agora. Vou colocar tudo da minha parte — afirmou Arthur.
Em seu site, o clube informou que o custo da operação pela aquisição será de 40 milhões de euros, com 31 milhões de euros pagos e mais 9 milhões de euros em cláusulas de desempenho.
O jogador deverá vestir pela primeira vez a camisa de seu novo clube durante a Copa dos Campeões, marcada para os Estados Unidos entre 28 de julho e 4 de agosto. Os jogos serão contra Tottenham, em Los Angeles, Roma, em Arlington, e Milan, em San Francisco. O Real Madrid também participará desta competição, mas a tabela não prevê cruzamento com o Barcelona.