O Barcelona aguarda por Arthur na próxima sexta-feira, dia 6. Conforme o jornal Sport, o volante do Grêmio será apresentado dia 11 de julho na Ciutat Esportiva, local de treinamentos do clube espanhol, para começar a pré-temporada. Aberto ontem, o prazo para que o clube de Messi e Coutinho faça a opção de compra se esgotará dia 1 5 de julho.
De acordo com texto assinado por Joaquim Piera, se os prazos forem cumpridos, Arthur vestirá pela primeira vez a camisa de seu novo clube durante a Copa dos Campeões, marcada para os Estados Unidos entre 28 de julho e 4 de agosto. Os jogos serão contra Tottenham, em Los Angeles, Roma, em Arlington, e Milan, em San Francisco. O Real Madrid também participará desta competição, mas a tabela não prevê cruzamento com o Barcelona.
O Grêmio, contudo, ainda não dá a negociação por concluída. O clube espera que seja posto em prática o prometido ao CEO Carlos Amodeo pelo empresário André Cury. Representante do Barcelona, Cury veio a Porto Alegre dizer que o clube catalão exerceria a opção de compra. Para isso, será necessária uma alteração no contrato original, que prevê a ida de Arthur somente em janeiro de 2019. O Barcelona, que não concorda em pagar um adicional extra para levar Arthur agora, deverá pagar em apenas uma parcela os 26 milhões de euros do negócio, o equivalente a R$ 120,9 milhões.
— A partir da próxima semana, esperamos que o assunto se desenrole. É uma nova conversa. Mas é uma possibilidade que a gente sabe que existe — afirma o executivo André Zanotta.
Familiares de Arthur também dizem não ter sido avisados sobre a viagem para Barcelona. Ailton de Melo, pai do jogador, espera que qualquer comunicado seja feito com antecedência para que a bagagem seja providenciada.
— Esperamos que o aviso seja feito com uns cinco dias de antecedência pelo menos para que possamos nos organizar. Até terça-feira deve ter alguma novidade — acredita.