Os dois gols marcados na vitória por 4 a 2 sobre o River Plate colocaram José Sand, 37 anos, do Lanús, como um dos artilheiros da Libertadores, com oito gols marcados, ao lado de Scocco, do River, e Chumacero, do The Strongest - estes dois últimos, já eliminados da competição.
Com ao menos mais dois jogos pela frente, Sand tem boas possibilidades de se isolar na artilharia da competição. Mas o outro finalista, que será decidido entre Grêmio e Barcelona de Guayaquil, pode acirrar a briga pelo posto de goleador do torneio. No time gaúcho, Luan, com sete gols, e Lucas Barrios, com seis, ainda estão na briga - o centroavante é dúvida para o jogo desta noite por dores musculares.
Já no Barcelona de Guayaquil, o centroavante Jonatan Álvez, que volta ao time após suspensão nesta noite contra o Grêmio, e foi decisivo para a classificação sobre o Santos, nas quartas de final, soma cinco gols. De qualquer forma, teria de marcar ao menos três para se igualar ao goleador argentino do Lanús.
Para se garantir vaga na final da Libertadores no jogo de volta, o Grêmio pode até perder por dois gols de diferença nesta noite. A decisão somente ocorrerá por pênaltis se o Barcelona devolver os 3 a 0 na Arena. O time equatoriano avançará para a decisão com vitória por quatro gols de diferença ou por três, desde que marque ao menos quatro vezes (4 a 1 ou 5 a 2, por exemplo).