
A entrevista do vice-presidente do Inter, José Olavo Bisol, na manhã desta sexta-feira (11) demonstrou para o torcedor colorado o quanto o clube valoriza o Gre-Nal 443, marcado para 19 de outubro, sábado, às 16h.
O discurso do dirigente apregoou "pés no chão", mas ressaltou a importância do jogo no planejamento para 2025, quando a direção espera estar na Libertadores com vaga direta.
— O importante para nós é manter uma consolidação de um trabalhando que vem evoluindo. Colocamos como objetivo muito claro atingir uma vaga direta na Libertadores. O Gre-Nal passa por esse planejamento. A vitória é fundamental.
Bisol reconheceu que enfrentar o Grêmio gera motivação especial. A experiência do diretor esportivo D'Alessandro e do técnico Roger Machado em clássicos é considerada um trunfo. Contudo, qualquer menção à favoritismo foi rechaçada.
— Acredito que a gente chega em um momento bom. Em clássicos, não dá para se dizer que tem uma superioridade de um lado ou de outro. Até se tu pegar números do returno, o nosso adversário também vem em uma crescente — afirmou.
Arbitragem
Para o Gre-Nal, a direção colorada espera que seja escalado um árbitro de fora do Rio Grande do Sul, o que já é considerado natural para a CBF. O último confronto do time pelo Brasileirão teve críticas para a arbitragem, que ficou marcada pela atuação do VAR em um pênalti cometido por Thiago Maia, de bola no braço. O Grêmio, por outro lado, também saiu na bronca com o apito após a derrota para o Atlético-MG na quarta-feira (9). As polêmicas, entretanto, foram minimizadas por Bisol.
— Sinceramente, eu acho que debates públicos, condicionamento públicos, falas de dirigentes nesse momento, não agregam em absolutamente nada no processo que é de jogo, que se resolve lá em campo, com a qualidade dos jogadores, com o ambiente que se cria para esse jogo. A gente espera, com naturalidade, que essas declarações (de representantes do Grêmio) não atinjam, de maneira alguma, qualquer tipo de reflexo ou interferência na CBF — frisou.
Reforços
O dirigente projetou retornos dentro das quatro linhas. O atacante Rafael Borré, o zagueiro Agustín Rogel e o volante Fernando, todos com lesões musculares, são preparados para o clássico.
— A gente faz uma projeção de que isso (o retorno) seja possível em razão do tempo que ainda existe. Estamos trabalhando com os profissionais para que a gente possa, se possível, fazer todo o tratamento necessário para deixar todos eles à disposição da comissão técnica — garantiu.
Punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com quatro jogos de suspensão após se envolver em briga no Brasileirão sub-20, Ricardo Mathias é dúvida. O Inter trabalha nos bastidores para ter o atacante contra o Grêmio.
— A gente tem conversado com o nosso jurídico e tem algumas estratégias postas na mesa. Desde apresentação de recursos, talvez um efeito suspensivo, até mesmo em última análise, uma transição com valores para que a gente possa conseguir uma liberação do jogador para o Gre-Nal. A gente vai fazer todo o esforço necessário para que atleta esteja disponível — acrescentou.
E não estão sendo preparados apenas reforços para o próximo jogo. O Inter já trata da renovação com Bernabei para a próxima temporada. O lateral-esquerdo foi promovido a titular depois da chegada de Roger Machado e caiu nas graças da torcida. O atleta está emprestado pelo Celtic até o final deste ano.
— Pelo que a gente tem sentido aqui, a gente vai avançar e contar com ele para 2025. Evidente que há detalhes que precisam ser ajustado, mas diante de todo o contexto que se apresentou, e a vontade do atleta, nós faremos todo o esforço necessário, com responsabilidade financeira, para que ele permaneça aqui — informou Bisol, sem avançar sobre as formas do novo contrato.
O vice-presidente de futebol ainda comentou que o Inter buscará a renovação Gabriel Mercado para o ano que vem. O zagueiro rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e passou por cirurgia em Buenos Aires. A previsão é que fique ao menos oito meses sem jogar.
Quer receber as notícias mais importantes do Colorado? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Inter.