O Betis, da Espanha, desistiu da contratação do zagueiro Vitão, do Inter, segundo o colunista Vaguinha. Liberado pela direção colorada, o jogador estava em São Paulo para seguir para a Europa, mas agora vai retornar a Porto Alegre e ficar à disposição de Roger Machado.
Os clubes haviam acertado os moldes da negociação nos últimos dias. Os espanhóis sinalizaram que iriam pagar 8 milhões de euros (R$ 47,2 milhões), sendo R$ 35,4 milhões a parte dos gaúchos.
Na última terça-feira (13), o Betis cancelou a operação. Segundo a imprensa europeia, o clube encaminhou a contratação do zagueiro brasileiro Natan, do Napoli, da Itália. Com isso, os espanhóis extrapolaram o limite de gastos permitido pela federação do país. Por isso a desistência.
A última partida de Vitão pelo Inter foi no dia 4 de agosto, contra o Palmeiras. No jogo seguinte, contra o Athletico-PR, o atleta não atuou porque foi liberado pela direção para concluir a transferência. Agora, ele volta à capital gaúcha.
A menos que outro clube apresente uma proposta similar a do Betis, o zagueiro deve seguir no Colorado pelos próximos meses, no mínimo. O contrato atual tem validade até o final de 2026.
A tendência é de que Vitão não entre em campo nesta quarta (14), quando o Inter recebe o Juventude, no Beira-Rio. Contra o Atlético-GO, no domingo (18), ele deve estar disponível.
Em nota, o Inter se pronunciou sobre o caso no começo da tarde desta quarta-feira (14).
"Conforme comunicado anterior, o Sport Club Internacional informa que seguiu os procedimentos habituais para concluir a transferência do atleta Vitão, tendo realizado sua liberação para otimização da logística prévia para a conclusão da transação.
No entanto, devido à falta de avanço nos termos finais para a operacionalização do negócio, com modificações na estrutura proposta pelo clube de destino que não favoreciam os interesses da instituição, o jogador retorna normalmente às atividades com o elenco profissional do Clube."