Passada praticamente metade do Brasileirão para o Inter, o time se encontra em uma situação que a maioria do torcedor não esperava no início do ano. Depois de ser eliminado da Copa do Brasil e da Sul-Americana, o Colorado enfrenta dificuldades para sair da parte de baixo da tabela do campeonato nacional.
Com cinco partidas atrasadas, por conta da enchente de maio, o Inter soma 22 pontos em 17 jogos no Brasileirão. A última vitória colorada na temporada foi há quase dois meses, em 22 de junho, justamente contra o Grêmio. De lá pra cá, na competição, são três derrotas e cinco empates. No momento, o time comandado por Roger Machado ocupa a 15ª posição, a um ponto do Z-4.
Inclusive, o Inter está próximo de repetir uma marca negativa de 2016, ano em que foi rebaixado. Na ocasião, foram 14 jogos consecutivos sem vencer, todos pelo Brasileirão. Neste ano, o Colorado não sabe o que é vitória há 12 partidas — somando o Campeonato Brasileiro e as Copas (do Brasil e Sul-Americana).
Pensando nesses fatores negativos, Zero Hora questionou colunistas sobre a possibilidade de o Inter ser rebaixado.
O Inter corre risco de rebaixamento?
Adroaldo Guerra Filho, o Guerrinha — comentarista da Rádio Gaúcha e colunista do Diário Gaúcho
Claro que existe risco de rebaixamento. O risco só não é tão grande por um motivo muito simples: falta ao Inter muito mais jogos do que faltam aos seus candidatos diretos. Mas não adianta contar com isso. O Inter precisa fazer a sua parte. Como? Não sei. Não é problema meu, é problema de quem está lá. O que nós estamos vendo é um time que tem muitas dificuldades para jogar, para fazer gol, para ganhar seus jogos e já completa 12 partidas sem vitória. E isso, evidentemente, coloca em risco, sim, a chance de daqui a pouco viver uma nova tragédia.
Vaguinha — comentarista da Rádio Gaúcha e colunista de Zero Hora
Se analisarmos o momento, sim, corre o risco! O futebol apresentado não nos dá nenhuma perspectiva de vitórias a curto prazo. A semana é de dois jogos contra times de menor investimento e, mesmo assim, não temos a confiança de que a vitória virá. Já fomos eliminados duas vezes para o Juventude. E mesmo contra o virtual rebaixado Atlético-GO, não há confiança nos três pontos. O número de jogos a menos em relação aos adversários não é suficiente para afastar esse risco.
Pedro Ernesto Denardin — narrador da Rádio Gaúcha e colunista de Zero Hora
Ainda não corre risco. Tem cinco jogos atrasados. São quinze pontos. Pode recuperar se ganhar a metade e, inclusiva, chegar muito perto dos melhores. Mas precisa melhorar. Roger ainda não conseguiu somar seu conhecimento no Inter. Quarta-feira (14) tem um jogo muito importante contra o Juventude. Precisa ganhar. Está jogando mal, mas tem muita chance de melhorar.
Maurício Saraiva — comentarista da Rádio Gaúcha e colunista de Zero Hora
O Inter não corre risco de rebaixamento partindo da premissa de que o trabalho de Roger Machado vai funcionar. Fosse apenas pelo acúmulo de 12 jogos consecutivos sem vitória, a resposta seria outra. Mesmo sem reforços, creio que o novo treinador colorado vai cumprir a nova missão principal da temporada: não cair.
*Produção: Leonardo Bender