O Inter deverá mudar o sistema tático para enfrentar o Rosario Central, nesta terça-feira (23), pelo jogo de volta dos playoffs da Copa Sul-Americana. Com um último treino agendado para a tarde desta segunda (22), no CT Morada dos Quero-Queros, em Alvorada, o técnico Roger Machado tentará encaixar um trio ofensivo com Alan Patrick, Valencia e Borré.
Na estreia como comandante colorado, no último sábado (20), diante do Botafogo, o treinador contou apenas com o atacante colombiano, optando por formar uma dupla de ataque com o centroavante Lucas Alario. O equatoriano estava se recuperando de lesão muscular no quadril, enquanto o camisa 10 cumpria suspensão pelo Brasileirão.
— Temos a possibilidade de montar ele (Alan Patrick) como meia ou como jogador de enganche, pensando que a gente precisa reverter o placar. A partir de agora, começamos a pensar no próximo movimento. A situação para este jogo (contra o Botafogo) foi circunstancial deste momento. Para terça-feira, a gente vai pensar em um outro movimento, contando com aqueles que estiverem à disposição — projetou Roger.
Curiosamente, o trio atuou junto uma única vez nesta temporada, contra o Belgrano, em Barueri, na fase de grupos do torneio continental. Na ocasião, Eduardo Coudet escalou um meio-campo que tinha Fernando como único volante, ao lado de Mauricio e Wesley abertos nas pontas.
Agora, precisando reverter a derrota sofrida na Argentina e projetando um bloqueio defensivo do Rosario Central, Roger Machado pretende recuar Bruno Henrique e orientar Wesley a ter um encargo defensivo maior quando não tiver a bola. Assim, deixará Alan Patrick, Valencia e Borré mais soltos para procurar tabelas.
— É preciso, quando o adversário nos nega (o espaço), tentando usar a linha de impedimento como impeditivo para que tu acesse esta última parte do campo, que tu busque a jogada de aproximação e profundidade de "meio corredor". Isso não se soluciona em um momento só. É preciso que o treino ajude a desenvolver este novo conceito e a estratégia para jogar, mas o tempo é mais importante que isso. Para terça, temos que buscar soluções — analisou o treinador colorado.
A dúvida é saber se Wanderson, afastado por fadiga muscular, estará à disposição. Seguem entregues ao departamento médico: Vitão, Fernando, Thiago Maia e Aránguiz. Uma provável escalação teria: Rochet; Bustos, Mercado, Robert Renan (Igor Gomes) e Renê; Bruno Gomes (Rômulo), Bruno Henrique, Alan Patrick e Wesley; Valencia e Borré.