Nesta terça-feira (23), o Inter precisa superar a desvantagem sofrida para o Rosario Central, por 1 a 0, para avançar às oitavas da Copa Sul-Americana. Para isso, o Colorado pode se inspirar em outras três ocasiões de sua história em que conseguiu reverter mata-matas contra argentinos.
O Inter reverteu resultados contra Banfield, Independiente e, mais recentemente, River Plate. Todas as vezes o Colorado contou com a força do fator local, decidindo os confrontos no Beira-Rio, mesmo palco do duelo da próxima terça, contra o Rosario.
A primeira virada
O Inter conseguiu reverter um resultado negativo contra os argentinos em mata-mata pela primeira vez em 2010. Na campanha em que foi bicampeão da Libertadores, o Colorado conheceu sua primeira derrota nas oitavas, no jogo de ida contra o Banfield, que tinha como jovem promissor o colombiano James Rodríguez.
Os comandados de Jorge Fossati foram superados por 3 a 1 na Argentina. Em Porto Alegre, com gols de Alecsandro e Walter, o Inter reverteu o placar vencendo por 2 a 0 — garantindo vaga nas quartas por conta do gol qualificado.
O resultado que garantiu taça da Recopa
Para conquistar a Recopa Sul-Americana, em 2011, o Inter precisou reverter o resultado contra o maior campeão da Libertadores. Após ser derrotado para o Independiente por 2 a 1 no jogo de ida, o Colorado foi em busca do resultado no Beira-Rio. Em Porto Alegre, com Damião (2 vezes) e Kleber, o Inter aplicou 3 a 1 sagrou-se campeão.
Esse é considerado o último grande título do clube. De lá pra cá, o Colorado venceu apenas as competições estaduais.
Uma virada nos pênaltis
Nas oitavas de final da Libertadores do ano passado, o Inter precisou bater o River Plate para seguir vivo no torneio. No jogo de ida, em Buenos Aires, até saiu na frente, mas acabou em desvantagem para a partida decisiva, levando o 2 a 1.
Diante de mais de 50 mil torcedores, o Inter devolveu o resultado e levou a decisão para os pênaltis. Após 20 cobranças, o goleiro Rochet converteu a última e botou o Colorado nas quartas de final da Libertadores 2023.
*Produção: Leonardo Bender