No início da temporada, o São Paulo teve de conviver com uma mudança inesperada. O técnico Dorival Júnior aceitou o convite da Seleção Brasileira e deixou o clube paulista. Thiago Carpini foi contratado, mas não durou muito tempo. Para retomar o desempenho, o argentino Luis Zubeldía, campeão da Sul-Americana pela LDU, em 2023, foi o escolhido.
Aos 43 anos, e mesmo sem experiência no futebol brasileiro, Zubeldía teve um começo promissor. São 10 jogos, com oito vitórias e dois empates. A invencibilidade foi mantida em jogos do Brasileirão, da Libertadores e da Copa do Brasil.
— Somos um time grande, um time que joga com pressão. Não vamos parar porque estamos ganhando. Eu, como treinador, gostaria que a equipe buscasse mais situações de gol, mas isso faz parte da consolidação de uma equipe — destacou Zubeldía após a vitória contra o Cruzeiro, por 2 a 0, em 2 de junho.
Com Zubeldía, o tricolor paulista deixou de lado o jogo mais vertical, apostando na troca de passes para chegar ao ataque. Os números corroboram. A equipe lidera o ranking de passes certos no Brasileirão, com 3259 passes em sete jogos disputados.
— Com a bola, com o tempo, vamos aprendendo a fazer ataques não tão verticais e dar um pouco de pausa para que a equipe trabalhe um pouco mais compacta, com uma sequência de passes. Tenho minha maneira de sentir, respeitar a fase com bola e saber manejar o tempo — ressaltou Zubeldía na coletiva de apresentação.
Os paulistas também contam com desfalques em razão da Copa América. Dois são titulares, casos do goleiro Rafael e do volante Bobadilla, que foram convocados por Brasil e Paraguai, respectivamente. O zagueiro Ferraresi, da Venezuela, e o meia James Rodríguez, da Colômbia, são outras ausências.
Para o confronto em Criciúma, na quinta-feira (13), o lateral-direito Igor Vinícius e o atacante Luciano, que cumpriram suspensão, voltam. Jandrei será o goleiro, com Luiz Gustavo sendo novidade no meio-campo. A provável escalação tem Jandrei; Igor Vinícius, Arboleda, Franco e Welington; Luiz Gustavo, Alisson, Rodrigo Nestor e Lucas; Luciano e Calleri.