O técnico Eduardo Coudet consolidou o rodízio como estratégia na defesa do Inter. E com bons resultados. Há três jogos sem sofrer gols, a equipe alterna nomes na lateral direita e na zaga, dependendo do adversário. Um dos pilares deste revezamento é Robert Renan, "recuperado" pelo treinador após a fatídica eliminação no Gauchão e hoje um protagonista do setor.
Preservado dos jogos em casa logo após perder um pênalti — com cavadinha — na derrota para o Juventude pela semifinal do Estadual, no dia 25 de março, Robert Renan foi sendo recolocado aos poucos ao longo de abril. Já na retomada do futebol após a enchente, em maio e junho, assumiu a condição de peça-chave do sistema defensivo.
Nos quatro jogos disputados após a paralisação do futebol no Rio Grande do Sul, Robert Renan foi titular em três, contra Belgrano, Cuiabá e Delfín, ficando fora apenas do duelo contra o Real Tomayapo. O atleta está cotado para seguir na equipe para a partida contra o São Paulo, nesta quinta (13), em Criciúma. Entretanto, ainda é difícil projetar os titulares de Coudet justamente pelo rodízio adotado no sistema defensivo.
Nós últimos quatro jogos, foram três duplas de zaga diferentes. Além disso, Hugo Mallo e Bustos vem se revezando na lateral direita. E a avaliação é de que a estratégia vem dando certo. Afinal, além de ter a melhor defesa do Brasileirão, o Inter não toma gol há três partidas.
O que parece ser cada vez mais uma realidade é a perda de espaço de Gabriel Mercado, que atuou apenas contra o Cuiabá neste período. Para o jogo contra o São Paulo, contudo, o argentino está suspenso e não ficará sequer no banco. Com isso, Robert Renan deve formar a dupla de zaga com Vitão.
No setor ofensivo, a principal dúvida é Mauricio, que se recupera de um trauma no joelho direito. Se ele não tiver condições, Bruno Henrique receberá uma nova oportunidade como meia direita.
O provável time do Inter tem: Fabrício; Bustos (Hugo Mallo), Vitão, Robert Renan e Renê: Fernando, Aránguiz, Mauricio (Bruno Henrique) e Wesley; Alan Patrick e Lucas Alario.
Não pode ser descartada ainda a entrada de Fernando na zaga ao lado de Vitão. Neste caso, Thiago Maia seria escalado como primeiro volante.
O técnico Eduardo Coudet comanda ainda treinamento na tarde desta quarta (12) no CT da base, em Alvorada, antes da viagem a Criciúma. O jogo contra o São Paulo na quinta (13) no estádio Heriberto Hülse está marcado para às 20h.