O início de temporada do Inter conta com uma surpresa inesperada. A ascensão do meia Gustavo Prado, de 18 anos, tem chamado a atenção. O meio-campista foi titular na vitória sobre o Juventude, por 2 a 1, no sábado (2), pelo Gauchão, quando mostrou desenvoltura tanto nas ações defensivas quanto ofensivas.
Gustavo Prado foi contratado pelo Inter em fevereiro de 2023. Ele chegou com moral pelo futebol apresentado na Ferroviária. Jogando centralizado ou pelos lados, ainda não tinha decolado na categoria sub-20. Por isso, a resposta dada quando chamado por Eduardo Coudet surpreende.
O presidente do Inter, Alessandro Barcellos, falou sobre o trabalho desenvolvido na base colorada e projetou a promoção de mais jovens ao longo de 2024:
— Estamos com um trabalho específico, desde o retorno da base aos trabalhos, de aperfeiçoamento, principalmente físico, de alguns atletas que, na nossa opinião, pode ascender à equipe sub-20 ou para o profissional. Eles já estão trabalhando e poderão também contribuir com esse grupo que vem sendo formado e que vai disputar a sequência (da temporada).
Os jovens do Inter citados por Barcellos
Anderson (volante)
Foi titular como primeiro volante na Copa São Paulo. Natural de Porto Alegre, é um volante com capacidade técnica, seja em passes curtos ou nos lançamentos. Tem 1m81cm e, aos 18 anos, está no primeiro ano do sub-20.
Luís Otávio (volante)
Tem apenas 16 anos. Começou 2024 como primeiro volante do sub-17. Sabe se desprender ao ataque com qualidade. Veio para Porto Alegre em 2022. Antes, jogava no Juazeiro-CE.
Yago Noal (meia)
É um meia de condução e passe qualificado. Ainda precisa evoluir fisicamente. Ficou afastado do gramados por um bom tempo, mas, na volta, mostrou que a qualidade com a bola nos pés não foi esquecida. Com 17 anos, está no último ano do sub-17.
Gabriel Carvalho (meia)
É a maior promessa da base colorada. É um meia com muita qualidade nos dribles e na finalização. Também pode desempenhar a função de segundo atacante. Tem apenas 16 anos e alterna entre o sub-17 e o sub-20.
Pedro Henrique (atacante)
Nascido em Belo Horizonte, é um atacante de lado, principalmente pelo esquerdo. Tem velocidade e sabe superar a marcação com dribles. Está com 18 anos e tem bom porte físico.
Allex (atacante)
Também atua pelos lados. É mais franzino do que Pedro Henrique, até por ser um ano mais novo. Chama atenção pela habilidade com a bola. Em 2023, pelo sub-17, anotou quatro gols em 24 jogos.
Ricardo Mathias (centroavante)
Foi o centroavante titular do Inter na Copa São Paulo, com três gols em três partidas. Também teve passagem pela seleção brasileira sub-17. Natural de Nova Iguaçu, está com 17 anos. Mesmo com 1m92cm de altura, consegue de movimentar com desenvoltura até mesmo fora da área.