Um meia "camisa 10" com refino técnico, finalização de fora da área, visão de jogo e em desenvolvimento. Estes foram alguns dos relatos ouvidos pela reportagem de GZH por pessoas que trabalharam com Gustavo Prado, meia de 18 anos das categorias de base do Inter, relacionado por Eduardo Coudet pela primeira vez. O atleta será opção no banco de reservas colorado no jogo contra o Caxias, na tarde deste sábado (3).
O jogador de 1m79cm nasceu no Rio de Janeiro, em 2005. Iniciou a sua formação pelo Madureira, atuando inclusive no futsal. Em 2021, acertou com a Ferroviária, de Araraquara. Após se destacar na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2023 pelo time paulista, chamou atenção do Colorado, que o contratou para o time sub-20 em fevereiro do mesmo ano.
O técnico Leonardo Ducci, hoje no Barra-SC, comandou Gustavo na Ferroviária, entre 2022 e 2023. Pela sua qualidade, aos 17 anos o meia já era peça importante no time sub-20.
— Ele é um 10. Tem um refino técnico bem acima da média e uma relação com a bola bastante interessante, tanto para um jogo combinado quanto para um último passe. Tem finalização de fora da área e se destaca muito pela inteligência de jogo. Tem uma leitura apurada das ações para saber de que forma resolver, agir e isso torna ele um atleta bem importante para a equipe — destacou Ducci.
O diretor geral das categorias de base do Inter, Felipe de Oliveira, trouxe o jogador para Porto Alegre:
— Ele é um camisa 10, um meia, que tem boa qualidade técnica, visão de jogo e um físico interessante. Com continuidade, pode vir a ser bastante útil.
Na Copinha deste ano, Gustavo foi titular nos três jogos da fase de grupos e anotou uma assistência pelo Colorado. Na eliminação para o Fortaleza, na segunda fase, o meia iniciou no banco e entrou no segundo tempo. Além destas quatro partidas, Prado soma outras 25 no time sub-20 do técnico João Miguel.
— Toda vez que nós recebemos jogadores do cenário paulista, nós vemos com muito bons olhos. São jogadores que já vem de um nível de competitividade alta. Na sua chegada, ele já demonstrou a sua capacidade, que é alta de trabalho. Vem muito ao encontro do nosso futebol. Ele está passando pelo processo de formação dentro do clube e se desenvolvendo no cotidiano — disse João Miguel.
Ficha técnica
Nome: Gustavo Prado Alves
Posição: meia
Altura: 1m79cm
Data de nascimento: 6/6/2005
Cidade: Rio de Janeiro-RJ