No último dia da janela, o Inter fechou seu ciclo de contratações com mais dois anúncios. Um deles, bastante aguardado, a maior novela da época. A outra, descoberta na quarta-feira, confirmada agora. Thiago Maia e Alexandro Bernabei fecham uma lista de 10 novos jogadores que aumentam o leque para Eduardo Coudet entregar uma temporada que renova as esperanças da torcida, que bateu o recorde e alcançou a marca de 136 mil sócios.
Thiago Maia foi o último nome a ser anunciado. Às 18h57min, seu nome foi publicado no BID. A curiosidade é que o documento antecipou a forma da negociação. Inicialmente, o volante de 26 anos será emprestado até o final de 2024. Depois, ocorrerá a aquisição em definitivo. Para isso, o clube pagará 4 milhões de euros (cerca de R$ 21 milhões) e terá 50% dos direitos do atleta. O Flamengo receberá 2,85 milhões de euros, e o Lille, 1,15 milhão de euros.
Canhoto, formado na base do Santos e com passagem no Lille, Thiago Maia estava no Flamengo desde 2020. Em seu cartel estão títulos estaduais em São Paulo e Rio, nacionais (Brasileirão, Copa do Brasil e Supercopa) e continentais (Libertadores e Recopa). Pela seleção, foi medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2016.
Sonho antigo do clube, Thiago Maia viveu um vaivém nesse verão brasileiro. Esteve próximo do Inter, afastou-se, viu o Lille exigir um percentual na negociação. Esteve afastado do grupo do Flamengo, fora dos planos de Tite, e só disputou uma partida do Campeonato Carioca porque o time principal estava em uma excursão pelos Estados Unidos. Ele encorpa as opções para as duas primeiras funções do meio-campo, que já contavam com Aránguiz, Bruno Henrique, Fernando, Bruno Gomes e Rômulo.
A outra contratação do dia foi a do lateral-esquerdo Alexandro Bernabei. O argentino de 23 anos que iniciou a carreira no Lanús estava no Celtic-ESC e chega por empréstimo até o final de 2024. Seus direitos tiveram valor fixado em 10 milhões de euros (cerca de R$ 53 milhões).
Lateral de estilo ofensivo, tem dois índices que chamam a atenção. Seu nível de acerto de cruzamentos passa de 25% e lidera o ranking de desarmes. É um jogador agressivo e de boa batida na bola.
Com os dois, o Inter contratou basicamente um novo time. Foram 10 caras novas. Se incluir Rômulo, adquirido em definitivo em dezembro, há, de fato, uma equipe. Todos poderão jogar pela Copa do Brasil, na quarta-feira, contra o Nova Iguaçu, em Brasília. Inclusive os que foram contratados fora do período de inscrição no Gauchão. O clube recebeu uma notificação informal da CBF de que o regulamento autoriza a utilização. Agora, aguarda um documento oficializando a permissão para evitar interpretações dúbias do texto.
Houve, ainda, a tentativa de um goleiro. Mas os nomes procurados não tiveram resposta positiva. O clube até poderia inscrever no Gauchão, mas a brecha da CBF para novas contratações só autoriza oficializações a partir de 1º de abril.
O novo Inter adotou uma estratégia diferente dos anos anteriores. Organizou-se para, neste 2024, fechar os ciclos de contratações ainda no início do ano, e não esperar pela janela do verão europeu. Coudet ganhou um grupo mais reforçado, com opções para rodar o grupo, moldar o time e adaptar-se às situações variadas de um longo ano. Como ele mesmo disse, no Beira-Rio há 'ilusión' após o janelão.
Chegadas
Goleiro
- Ivan, 26 anos (Corinthians)
Lateral
- Bernabei, 23 anos (Celtic-ESC)
Zagueiro
- Robert Renan, 20 anos (Zenit-RUS)
Volantes
- Thiago Maia, 26 anos (Flamengo)
- Fernando, 36 anos (Vila Nova-GO)
- Bruno Gomes, 22 anos (Coritiba)
Meias
- Hyoran, 30 anos (Atlético-MG)
- Wesley, 25 anos (Cruzeiro)
Atacantes
- Borré, 28 anos (Frankfurt-ALE)
- Alario, 31 anos (Frankfurt-ALE)
Saídas
Goleiros
- Emerson Jr
- Keiller
Laterais
- Dalbert
- Thauan Lara
Zagueiros
- Moledo
- Nico Hernández
Volantes
- Campanharo
- Johnny
- Lucas Ramos
Meias
- Estêvão
- Jean Dias
- Gabriel Barros
Atacantes
- Pedro Henrique
- Luiz Adriano
- David