A vitória por 4 a 0 fora de casa contra o Guarany-Ba garantiu ao Juventude uma vaga nas semifinais do Gauchão. Agora, duelará com o Inter, que passou pelo São Luiz, por um lugar na grande decisão. Serão dois jogos, o primeiro no Alfredo Jaconi e o segundo no estádio Beira-Rio — Colorado teve melhor campanha do que o Ju.
O resultado elástico acabou com uma série de seis jogos (entre estadual e Copa do Brasil) sem que o time da Serra conseguisse vencer uma partida. Até sábado, o time de Roger Machado acumulava quatro empates e duas derrotas. A vitória também tirou um pouco da pressão em cima do treinador do alviverde gaúcho, que conseguiu uma classificação convincente para recuperar a confiança da torcida.
— Nestes momentos, somos medidos a todo jogo, pelo peso que a gente consegue carregar sem envergar. É manter a tranquilidade. As coisas não estavam como uma terra arrasada. A instabilidade iria passar a partir dos ajustes que precisávamos fazer. Ele veio hoje com uma boa vitória, classificando para a Copa do Brasil. Essa vitória ganha uma importância muito grande — destacou o técnico.
Dentro de campo, a Papada poderá contar com o retorno de Nenê, que chegou a enfrentar o Inter no Jaconi na última rodada da fase classificatória, mas que não foi a campo contra o Guarany-Ba. O meia teve uma fissura na base do quinto metatarso do pé direito e ficou em recuperação, ficando quase quatro meses afastado dos gramados.
Erick Farias e Mandaca ficaram de fora do confronto de sábado em Bagé, ambos lesionados, mas dependerão da recuperação da semana para saberem se poderão atuar contra o Inter nas duas próximas semanas.
O confronto das quartas de final também marcou a estreia do goleiro Gabriel, contratado junto ao Coritiba. Se antes o gol era um dos problemas da equipe de Caxias do Sul, a amostragem parcial mostrou um camisa 1 seguro de baixo das traves.
Antes da partida pelo Gauchão, o Juventude entra em campo contra o Paysandu, pela segunda fase da Copa do Brasil. O jogo será na quarta-feira (13), às 21h30min, no Alfredo Jaconi, em Caxias.