O baque sofrido com a eliminação no Gauchão adiou o sonho do primeiro título de 2024 no Beira-Rio. A queda nos pênaltis, na segunda-feira (25), representou para o Inter uma alteração nos planos para o restante da temporada. A Copa Sul-Americana, por exemplo, deverá ganhar maior atenção. O clube já preparou cinco medidas para evitar novos tropeços no restante do ano.
A primeira ação visando maior privacidade, diferentemente do divulgado por Eduardo Coudet há três semanas, foi de fechar os portões do CT Parque Gigante. Nesta terça-feira (26), o acesso da imprensa não será permitido ao recinto do clube, com o objetivo de disponibilizar um tempo exclusivo para a segunda ação: uma nova conversa com o grupo de jogadores.
Apesar do primeiro bate-papo entre dirigentes, comissão técnica e atletas ainda no vestiário, a representação deverá ser focada em uma nova reunião. Com os ânimos mais calmos, passadas quase 20 horas da eliminação, haverá cobrança e busca por explicações pelo rendimento abaixo do esperado nas semifinais contra o Juventude. Todos os principais membros do Departamento de Futebol devem estar presentes.
A terceira decisão interna é que o clube não deverá aplicar multas a Mauricio e Robert Renan pelos erros na decisão. O meia-atacante foi expulso após ser provocado por Nenê, enquanto o defensor desperdiçou um pênalti ao tentar cavar contra Gabriel Vasconcelos.
Na visão da cúpula colorada, os jogadores, apesar de responsáveis, não têm amparo jurídico para uma punição deste nível. Os jovens profissionais serão aconselhados para amadurecer a partir dos fatos da partida.
Outra ação do Inter, neste momento, é recuperar os atletas que ainda não estão com o condicionamento físico ideal. Os atacantes Valencia e Alario são dois descontados atualmente. O equatoriano atuou no segundo tempo, mas o argentino foi vetado por lesão no joelho direito. Ambos serão reavaliados para enfrentar o Belgrano, em Córdoba, na estreia da Sul-Americana.
Aliás, para o duelo, o Colorado poderá ter mudanças na formação, sendo esse quinto tópico. Borré, Fernando e Thiago Maia podem ganhar vagas no time titular. Bernabei também tende a estrear na lateral esquerda. Ensaios devem ser promovidos pela comissão técnica nos próximos dias.
Antes, com Gauchão no horizonte, o Inter apostava em deixar a Sul-Americana em segundo plano, já que deveria dar um foco maior ao Brasileirão e Copa do Brasil. Entretanto, o clube deverá colocar time titular, no mínimo, nas duas primeiras rodadas da competição com a queda inesperada no Estadual.