Além da participação decisiva de Lucca, autor dos dois gols, a vitória do Inter sobre o Caxias trouxe uma novidade no grupo colorado. O jovem Gustavo Prado, 18 anos, entrou no segundo tempo e fez sua estreia com a camisa colorada. A surpresa se deu porque não se tratava de um jogador badalado da base, daqueles esperados para receber oportunidade de Eduardo Coudet. O ingresso do atleta despertou curiosidade: quais outros meninos poderão aparecer na equipe colorada durante o Gauchão?
Coudet, na entrevista coletiva, voltou a usar um bordão que apresentou em 2020, em sua primeira passagem pelo Beira-Rio:
— A bola não pede documento.
O treinador afirmou que 13 jogadores foram alçados da base ao profissional durante sua gestão. Insistiu que gosta de trabalhar com jovens.
— Não importa quem é mais velho, mais jovem, de onde vem. Tento educar, falar de alimentação, de treino, dos cuidados. Não quero que eles deem 100% quando chegarem na Europa, quero que seja aqui — comentou Coudet.
O treinador, porém, apontou para um "problema" do Inter atual:
— Vocês conhecem o clube, os jogadores mais destacados são os que nasceram em 2006 e 2007, ainda são projetos de jogadores importantes. Estão em uma fase decisiva no desenvolvimento. Vamos apoiar o trabalho para o crescimento dos jovens. Mas não vou mentir, ainda não temos tantos jogadores prontos.
De fato, os principais jogadores da base colorada são da geração 2006/07. Foram campeões de diversas competições em suas idades. Ricardo Mathias (2006), João Dalla Corte (2006), Gabriel Carvalho (2007) e Yago Noal (2007) são aguardados com ansiedade no Inter. Mas todos têm ainda têm entre 17 e 18 anos. Ou seja, em fase de maturação. Usá-los inadvertidamente pode queimar uma etapa importante da formação de um atleta. Não há tantas opções assim de jogadores mais velhos.
Esse foi um dos apontamentos para o trabalho de Gustavo Grossi, interrompido no final da semana passada. O argentino, que estruturou a base do River Plate, apostou em projeto semelhante no Beira-Rio. Sua captação e suas prioridades foram em jogadores muito jovens, de início de maturação, com menos atenção para o time sub-20.
Essa será uma mudança no trabalho do Inter a partir de agora, com a busca de atletas em fase final de preparação para a categoria profissional. Por isso, o clube anunciou a chegada de Jorge Andrade para o cargo de diretor de futebol voltado para formação e transição. Ele será subordinado a Magrão, que será uma espécie de diretor de todo o departamento de futebol. Além deles, o clube anunciou que Felipe Dallegrave responderá por Gestão e Jurídico, e que Ricardo Sobrinho, o Caco, será gerente de mercado.
Para os próximos dias, os colorados não devem esperar grandes novidades no time do Gauchão. Os atletas que disputaram a Copa São Paulo estão retornando de férias ou formando o grupo da categoria sub-18. Eles se reapresentarão em 15 de fevereiro. As caras novas serão de jogadores que já atuaram no time principal. Dois deles voltaram às atividades nessa semana: o lateral-esquerdo Thauan Lara, que havia sido afastado por ter voltado das férias acima do peso, e o volante Matheus Dias, que foi cortado do Pré-Olímpico por lesão. Lucca também receberá mais oportunidades, bem como Gustavo Prado. De resto, os jovens chamados eventualmente por Coudet para participar de treinos seguirão sendo sparring, e não peças efetivas na equipe.
O futuro colorado
Gustavo Prado
- Meia
- 18 anos (6/6/2005)
- É considerado um camisa 10 com refino técnico, de boa finalização de fora da área, qualidade na visão de jogo e com margem de crescimento. Entrou contra o Caxias e segurou bem a onda dos titulares. Será mais observado no Gauchão.
Gabriel Carvalho
- Meia
- 16 anos (17/8/2007)
- É a maior promessa colorada. Com 16 anos recém completados, assinou em agosto seu primeiro contrato profissional com o Inter, válido por três anos. Tem multa rescisória é de 60 milhões de euros, cerca de R$ 317 milhões na cotação atual.
Ricardo Mathias
- Centroavante
- 17 anos (25/7/2006)
- O centroavante de 1m92cm foi o destaque do Inter na Copinha, com três gols em três jogos. Ele conta com uma convocação para a seleção brasileira, campeão do Sul-Americano Sub-17, no Equador, em 2023.
João Dalla Corte
- Zagueiro e lateral-esquerdo
- 17 anos (7/6/2006)
- O defensor canhoto já apareceu no time de Coudet, na derrota para o Coritiba no ano passado. É preferencialmente zagueiro, mas já entrou como lateral. Foi capitão da seleção brasileira sub-17.
Yago Noal
- Meia
- 17 anos (05/02/2007)
- Completou seu 17º aniversário nesta segunda-feira. Recuperado de lesões, está se preparando para voltar ao time. É considerado um meia de boa leitura, com destaque para a qualidade dos passes.