Depois de uma semana da chegada em Porto Alegre, o meio-campista Fernando treinou pela primeira vez com os companheiros do Inter. O jogador é preparado pela comissão técnica para realizar a estreia pela Copa do Brasil, contra o Nova Iguaçu-RJ, na segunda fase do torneio.
Nos últimos dias, o atleta retornou a Goiânia para preparar a mudança. Com isso, as atividades foram iniciadas com mais ênfase há pouco tempo no CT Parque Gigante. O profissional, apesar de 36 anos, é apontado por ter uma boa capacidade física, já que estava atuando pelo Vila Nova-GO. Ele, inclusive, adapta-se aos métodos de Octavio Manera e Guido Cretari, preparadores de Eduardo Coudet.
Estima-se internamente que Fernando conseguirá atuar normalmente a partir do confronto decisivo contra os cariocas pela competição nacional. No Gauchão, pelo final do prazo de inscrições, ele não poderá atuar. Sendo assim, jogará somente os outros torneios de 2024.
A data da partida deverá ser confirmada em breve pela CBF, mas a tendência é que seja realizada na semana do dia 13 de março, na segunda semana prevista pela entidade para a disputa desta etapa. O prazo é curto para o embate ser agendado para o próximo dia 6.
O próprio mandante analisa a possibilidade do duelo ocorrer em outro local para lucrar com a venda do mando. No estadual local, contra Flamengo, jogou em João Pessoa-PB, e Vasco, no Parque do Sabiá, em Uberlândia, no interior mineiro. Acredita-se que Fernando tenha um desempenho físico e também adquira entrosamento com os companheiros até o dia para vestir o manto colorado pela primeira vez.