Provável titular do Inter contra o Avenida na primeira rodada do Gauchão 2024 no domingo (21), Ivan tem bom retrospecto quando se trata de estreias. Ele deve atuar pela primeira vez com a camisa colorada por conta do desconforto no tórax sentido por Rochet.
Pela Ponte Preta, seu time de origem, Ivan estreou como titular em 17 de janeiro de 2018, no Paulistão. Foi uma vitória contra o Corinthians, por 1 a 0, no Pacaembu. A partida não poderia ter sido melhor para o atleta. Ele defendeu um pênalti cobrado por Jadson e garantiu os três pontos para o time de Campinas.
Pelo Corinthians, onde não teve muitas oportunidades, o primeiro jogo no time principal foi em um empate em 1 a 1 com a Portuguesa do Rio de Janeiro, pela Copa do Brasil. Ele saiu do alvinegro emprestado para o Zenit, da Rússia, clube no qual fez a estreia também com resultado positivo. O goleiro não vazou na vitória por dois gols sobre o Fakel Voronezh em partida válida pela Copa da Rússia, em agosto de 2022.
Ainda emprestado pelo Corinthians, Ivan jogou sua primeira partida pelo Vasco em amistoso contra o Inter Miami, em janeiro do ano passado. O goleiro também saiu "ileso": vitória vascaína por 3 a 0. Apesar dos começos promissores, o jogador não se firmou como titular em nenhum time depois que saiu da Ponte Preta, no início de 2022. Foram três jogos pelo Corinthians, quatro pelo Zenit e três pelo Vasco.
Além de clubes, Ivan foi bem no primeiro jogo em uma competição pela Seleção Brasileira. Não foi na principal, mas na pré-olímpica, quando o Brasil goleou a Guatemala por 4 a 0 na fase de grupos do Torneio de Toulon, na França, em 2019. A Seleção Brasileira sagrou-se campeã invicta diante do Japão, nos pênaltis, com grande atuação de Ivan. Aos 26 anos, Ivan foi contratado pelo Inter em definitivo, por três temporadas.