As vitórias fora de casa conquistadas por Inter e Corinthians na última rodada do Brasileirão podem passar a impressão de que o jogo deste sábado (2) não vale mais nada para ambos. Mas, além de querer confirmar vaga na Copa Sul-Americana, o time paulista tem duas motivações particulares: escapar matematicamente do Z-4 e se despedir de um ídolo recente do clube.
O primeiro objetivo será alcançado com um modesto empate diante do Colorado. Isso porque os corintianos, que atualmente ocupam o 13° lugar, chegariam aos 48 pontos, ficando fora do alcance do Bahia, que tem 41 e abre a zona de rebaixamento.
Caso percam para Inter e Coritiba, na última rodada, os comandados de Mano Menezes ainda poderiam ser ultrapassados no número de vitórias. Para isso, claro, os baianos precisariam vencer os seus duelos, contra América e Atlético-MG. Embora seja remota, a chance matemática ainda existe.
De qualquer forma, a motivação mais palpável deste fim de semana é que o confronto marcará o fim da carreira do lateral-esquerdo Fábio Santos. Aos 38 anos, o jogador que conquistou dois Brasileirões (2011 e 2015), a Libertadores e o Mundial de 2012, receberá uma homenagem diante do torcedor alvinegro antes de se aposentar.
— Eu sei que o ano foi duríssimo, vamos terminar ele bem. Vamos dar de presente para o Fábio (Santos), na despedida dele no sábado lá (na Arena Corinthians), um grande jogo também, do mesmo jeito que fizemos aqui (em São Januário). A gente merece muito encerrar, na nossa casa, diante do nosso torcedor, entregando na mesma proporção que aqui, em Porto Alegre e Cuiabá — disse Mano, conforme revelou vídeo dos bastidores da virada sobre o Vasco na última terça-feira (28).
Provável time
Para enfrentar o Inter a partir das 18h deste sábado, o Corinthians não poderá contar com Yuri Alberto. O centroavante, que passou pelo Beira-Rio entre 2020 e 2021, recebeu o terceiro cartão amarelo no Rio de Janeiro. O zagueiro Gil, por outro lado, cumpriu suspensão e retoma a titularidade.
A provável escalação tem: Cássio, Fagner, Gil, Lucas Veríssimo e Fábio Santos; Gabriel Moscardo, Maycon, Giuliano, Renato Augusto e Romero; Giovane.