
No primeiro dia de inscrições do programa CNH Social no Rio Grande do Sul, mais de 50 mil pessoas se registraram para concorrer a uma vaga. O balanço parcial foi fornecido a Zero Hora pelo Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS).
De acordo com os números parciais, até as 15h15min, havia 51.504 inscritos no programa, que vai oferecer 3 mil vagas para a emissão gratuita de carteiras de motorista ou mudança de categoria. Os beneficiários serão escolhidos por sorteio.
As inscrições vão até o dia 10 de julho e podem ser feitas pelo site do Detran ou presencialmente, em qualquer Centro de Formação de Condutores (CFC) do Estado.
A iniciativa é coordenada pelo Detran em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), com investimento de R$ 13,8 milhões.
O programa cobre integralmente todas as etapas do processo de habilitação: cursos teóricos e práticos, exames médicos, psicológicos e toxicológicos (quando exigido), locação de veículos para os testes e o pagamento das taxas do Detran.
Quem pode participar
O programa é voltado a pessoas de baixa renda, com o objetivo de auxiliar na empregabilidade.
Veja os requisitos para se inscrever:
- Ter 18 anos ou mais
- Saber ler e escrever
- Ter CPF
- Ter domicílio no RS há pelo menos 2 anos
- Estar inscrito no CadÚnico até 28/02/2025
- Ter renda familiar de até três salários mínimos
- Não possuir processo de habilitação já aberto ou que precise ser reiniciado
- Não estar impedido judicialmente de dirigir
- Não ter CNH suspensa, cassada ou ser reincidente de crime de trânsito