O horizonte do Inter para 2024 ainda está nebuloso, pois não há clareza sobre quais competições o clube disputará na próxima temporada. Projeções realizadas pelo Departamento de Matemática da UFMG apontam que há mais probabilidade, no momento, de que a equipe de Eduardo Coudet não dispute a Copa Sul-Americana no ano que vem do que conseguir a classificação. As chances de ir a Libertadores são baixíssimas e as de rebaixamento também são pequenas.
A equipe colorada está na 13ª colocação na tabela do Brasileirão, com 39 pontos. O posto dá ao Inter a última a vaga à Sul-Americana, mas isso só ocorre devido ao título da Copa do Brasil do São Paulo. Com lugar garantido na Libertadores, o Tricolor paulista abre uma vaga para o segundo torneio mais importante da América do Sul devido ao seu 10º posto. Há ainda a possibilidade de abrir mais um espaço na próxima Sula. Isso ocorrerá caso o Fluminense seja campeão da Libertadores no sábado (4).
Após 31 rodadas, o Inter tem 48,5% de chance de conseguir um lugar na Sul-Americana. A UFMG aponta que são necessários, no atual cenário, 54 pontos para para alcançar matematicamente a vaga. Os colorados precisariam somar mais 15 pontos para atingir a marca. Restam 21 em disputa. O aproveitamento nesta reta final teria de ser 71,4% bem mais alto que os atuais 41%.
Porém, a partir dos 48 pontos, há mais probabilidade (62,5%) de se classificar do que ficar de fora. Faltam nove pontos para a equipe gaúcha atingir a pontuação.
O primeiro clube fora da região de classificação à Sul-Americana é o Bahia. O time de Rogério Ceni tem 37 pontos. Nesse ritmo, chegaria a 45 pontos. Esse cenário indica a necessidade de mais sete pontos para o Inter tentar o bicampeonato do torneio.
Rebaixamento
Na divisão da tabela por zonas, a segunda que conta com maior probabilidade de contar com a presença do Inter é a de rebaixamento. São 7,5% de probabilidade de que isso aconteça, de acordo com a UFMG.
No momento, 50 pontos é o índice que assegura matematicamente a permanência no Brasileirão. A partir dos 44 pontos, existe menor chance de cair (41,9%) do que de subir.
O primeiro morador do Z-4 é o Vasco, com 34 pontos, cinco a menos do que o Inter. Se atual desempenho vascaíno for mantido, a equipe carioca terminaria o torneio com a competição com 41 pontos. Para chegar os 42, o Inter precisa de apenas mais uma vitória.
E a Libertadores
A classificação à Libertadores é quase impossível. Ainda assim, é mais fácil do que ganhar na Mega Sena. As chances, de acordo com a UFMG, são de 0,08%. As projeções indicam que sem uma queda brusca de rendimento dos clubes no miolo da tabela e uma reta final perfeita do time de Coudet, não há como tentar o tri em 2024.