Com a permanência encaminhada para seguir no Beira-Rio em 2024, Gabriel Mercado teve um protagonismo no Inter com gols em 2023 e nos bastidores com um perfil de liderança no vestiário. Aos 36 anos, o argentino disputou na atual temporada o maior número de partidas com a camisa colorada.
Contratado por recomendação de Diego Aguirre, avalizado pelo Capa (Centro de Análise e Prospecção de Atletas), o zagueiro chegou ao Beira-Rio no segundo semestre de 2021. Atuou em 12 confrontos e era utilizado na posição de origem, mas também, ocasionalmente, como lateral-direito. Marcou um gol, justamente na estreia, contra o Santos, na Vila Belmiro.
Posteriormente, Mercado teve de aguardar a chegada de Mano Menezes para receber mais chances. Com Alexander Medina, nos primeiro meses de 2022, foi reserva depois de uma lesão muscular na coxa direita. Com a alteração, foi fixado como titular absoluto e viu a troca do parceiro: de Bruno Méndez, que voltou para o Corinthians, para Vitão.
Na temporada passada, o defensor entrou em campo 37 vezes e não fez gols. Porém, conseguiu a consolidação no vestiário colorado pela liderança em momentos importantes. Inclusive, a própria braçadeira de capitão foi entregue ao camisa 25, que acumula bagagem de títulos pelo River Plate, disputa de Copa do Mundo e ter atuado no futebol espanhol pelo Sevilla.
Mesmo com o avançar da idade, Mercado tem 41 jogos neste ano, o seu recorde no Inter. Além disto, ele fez três gols, todos pela Libertadores: contra Nacional, River Plate e Fluminense. Os indicadores físicos são favoráveis para a renovação do vínculo por mais uma temporada. O clube alinhavou detalhes e trata o assunto como encaminhado.