Após tropeçar contra os lanternas Coritiba e América-MG no Beira-Rio, o Inter terá de recuperar o prejuízo fora de casa, no próximo domingo (5). O problema é que o retrospecto como visitante contra o Cruzeiro não é dos melhores, tendo vencido apenas duas vezes ao longo da história do Brasileirão — ambas quando era treinado por Ênio Andrade.
Para recordar a última vez que o Colorado venceu no Mineirão pelo campeonato nacional é preciso retroceder à semifinal de 1987. Naquela oportunidade, o time que tinha Taffarel e Luís Carlos Winck havia empatado em 0 a 0 o duelo de ida em Porto Alegre, e foi buscar o placar de 1 a 0 na casa do rival, com gol marcado por Amarildo. Depois disso, perderia o título para o Flamengo.
Já o primeira sucesso foi obtido em 1979, em duelo pela fase de grupos. Falcão, Valdomiro e Zezinho Figueroa (contra) anotaram os gols gaúchos na vitória por 3 a 2. Ao todo, foram 32 confrontos em território mineiro, com 18 vitórias do clube mandante e 12 empates.
Como o clube de Belo Horizonte passou as últimas três temporadas na Série B, o confronto não ocorre desde 2019. Naquele ano, aliás, o Inter também conquistou uma vitória, mas pela semifinal da Copa do Brasil, com gol de Edenilson aproveitando rebote em cobrança de falta efetuada por Paolo Guerrero. O time colorado era comandado por Odair Hellmann e o Cruzeiro por Mano Menezes.
Histórico do confronto em Campeonatos Brasileiros:
- Vitórias do Cruzeiro: 18
- Empates: 12
- Vitórias do Inter: 2
- Gols marcados pelo Cruzeiro: 57
- Gols marcados pelo Inter: 29