Os dois candidatos à presidência do Inter, Alessandro Barcellos e Roberto Melo, costuraram intensa base de apoio para as eleições do clube, previstas para 7 de novembro, em primeiro turno, e 9 de dezembro, em segundo turno. A reportagem de GZH apresenta a seguir os diferentes movimentos políticos que dão sustentação às chapas de situação e oposição.
Presidente e candidato à reeleição, Alessandro Barcellos integra o movimento Academia Colorada e conta com apoios do Convergência Colorada e do Inove Inter, que já compõem a atual direção, e ainda do Povo do Clube, que fará parte de uma eventual futura gestão.
Já o ex-vice de futebol e candidato de oposição Roberto Melo faz parte do Inter Grande e conta com os apoios de Avante Inter, DNA Colorado, Inter Maior, Colorado Eu Sou e União Colorada.
A eleição em primeiro turno, com participação só dos conselheiros, tende a ser meramente protocolar. Afinal, as duas chapas contam com votos suficientes no Conselho Deliberativo para ultrapassar a cláusula de barreira de 15%. Com isso, a definição do presidente deve ocorrer pelo voto direto dos associados, o chamado "pátio", no segundo turno, em 9 de dezembro.
Os movimentos que apoiam cada uma das chapas
Chapa de situação (Academia Colorada, Povo do Clube, Convergência Colorada e Inove Inter)
- Presidente: Alessandro Pires Barcellos (Academia Colorada)
- 1º Vice-Presidente: Dalton Schimitt Junior (Academia Colorada)
- 2º Vice-Presidente: Ivandro Rodrigo Morbach (Povo do Clube)
- 3º Vice-Presidente: Victor Grunberg (Convergência Colorada)
- 4º Vice-Presidente: Miguel de Sampaio Dagnino (Inove Inter)
Academia Colorada
O movimento do presidente Alessandro Barcellos tem 14 conselheiros e também estará representado em um eventual Conselho de Gestão na figura do candidato a vice-presidente Dalton Schmitt, hoje assessor da presidência. Na atual gestão, o Academia conta ainda no Conselho de Gestão com o vice-presidente Luis Carlos Bortilini e, na direção, com o vice de finanças Leandro Bergmann, o vice de negócios estratégicos Paulo Corazza e o vice de marketing Nelson Pires.
Povo do Clube
Movimento mais votado da última eleição para renovação do Conselho Deliberativo, o Povo do Clube tem como grande bandeira a democratização do acesso da torcida às arquibancadas do Beira-Rio. Tendo como parâmetro os resultados das últimas eleições, o movimento conta com cerca de 80 conselheiros. Apesar de não integrar a atual gestão, o Povo do Clube decidiu apoiar a reeleição do presidente Alessandro Barcellos e, em caso de vitória, será representado no Conselho de Gestão pelo candidato a vice-presidente Ivandro Mordach.
Convergência Colorada
Conta com pouco mais de 30 conselheiros e integra a atual direção, tendo dois vice-presidentes no Conselho de Gestão: Arthur Caleffi e Humberto Busnello. Além disso, o Convergência está representado na direção com o vice de futebol Felipe Becker, o diretor de futebol José Olavo Bisol, o vice jurídico Guilherme Mallet e o vice de administração Victor Grunberg, que também é candidato na chapa a vice-presidente do Conselho de Gestão.
Inove Inter
Também conta com mais de 30 conselheiros e, em caso de vitória, terá como representante no Conselho de Gestão o candidato a vice-presidente Miguel Dagnino, que hoje é diretor de torcidas e ambiente de jogo. Na atual gestão, o movimento conta com o vice-presidente eleito Dannie Dubin, o vice de relacionamento social e secretário-geral Cauê Vieira, o vice do Parque Gigante Alexandre Dornelles e o vice de planejamento Carlos Massena.
Chapa de oposição (Inter Grande, Avante Inter, DNA Colorado, Inter Maior, Colorado Eu Sou e União Colorada)
- Presidente: Roberto Lúcio Oliveira de Melo (Inter Grande)
- 1º Vice-Presidente: Léo Moura Centeno Júnior (Avante Inter)
- 2º Vice-Presidente: Luciana Paulo Gomes (DNA Colorado)
- 3º Vice-Presidente: Mauri Luiz da Silva (Inter Maior)
- 4º Vice-Presidente: Guinther Spode (Inter Grande)
Inter Grande
Com mais de 55 conselheiros, o Inter Grande tem como expoentes os ex-presidentes Fernando Carvalho e Giovanni Luigi, o empresário Delcir Sonda, e o próprio candidato Roberto Melo. Em caso de vitória, o movimento estará representando no Conselho de Gestão pelo candidato a vice-presidente Guinther Spode, que concorreu a presidente na última eleição. O Inter Grande tem ainda em seus quadros nomes que atuaram nas gestões de Giovanni Luigi e Marcelo Medeiros, como o ex-vice de relacionamento social Gélson Pires e o ex-vice-presidente Alexandre Chaves Barcellos.
Avante Inter
Com mais de 20 conselheiros, o Avante Inter estará presente em uma eventual gestão com o candidato a vice-presidente Léo Moura Centeno Júnior, que foi vice de patrimônio e de novos negócios nas gestões do ex-presidente Marcelo Medeiros (2017-2020). Na última eleição, o movimento apoiou a candidatura de José Aquino Flôres de Camargo.
DNA Colorado
Com 18 conselheiros, o DNA Colorado tem como candidata a vice-presidente a conselheira Luciana Gomes. Na última eleição, o movimento apoiou a candidatura de José Aquino Flôres de Camargo.
Inter Maior
Com 15 conselheiros, o Inter Maior tem como principal liderança o candidato a vice-presidente Mauri Luiz da Silva, que foi vice do Parque Gigante na segunda gestão de Giovanni Luigi (2013/14) e secretário-geral nas gestões de Marcelo Medeiros (2017-2020).
Colorado Eu Sou
Com 11 conselheiros, o movimento tem como principais nomes Cláudio Bier, que foi candidato a presidente em 2008 — derrotado por Vitório Piffero —, e o seu filho, o músico Mano Changes, vocalista da banda Comunidade Ninjitsu.
União Colorada
Com oito conselheiros, o União Colorada tem como principal liderança o ex-vice jurídico e ex-presidente do Conselho Deliberativo Luiz Antônio Lopes, que foi candidato a presidente em 2012 — derrotado por Giovanni Luigi — e hoje é vice-presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF).