A chegada à semifinal da Libertadores alavancou as finanças coloradas. A aposta no resultado em campo se sobrepôs à necessidade de vender jogadores, e o clube optou por rejeitar qualquer proposta. Foi preciso, então, recorrer a duas formas de compensação para evitar problemas de caixa: aumentar o número de sócios e buscar novos patrocínios.
E foi exatamente isso que ocorreu. Segundo o vice-presidente de comunicação e marketing do clube, Nelson Berny Pires, o Inter chegou à marca de 125 mil sócios ativos. A esperança do dirigente é de que 2023 atinja novos patamares nesse quesito.
— Quebramos o recorde de público no estádio (50.479 torcedores no jogo contra o River Plate, pelas oitavas de final da Libertadores) e podemos fazer isso de novo. Mas nosso sonho é quebrar o recorde de associados — comenta Pires.
Em 2019, quando avançou à decisão da Copa do Brasil, o clube chegou a 129 mil sócios. A derrota para o Athletico-PR, porém, e os anos seguintes, com a pandemia, derrubaram o número. Agora, a campanha da Libertadores fez o clube retomar a curva de crescimento.
— Queremos superar os 130 mil. E estamos caminhando para isso — completa.
Para não depender exclusivamente dos resultados de campo, o clube lançou campanha em que cada associado — mediante o uso de um código — que conseguir um novo sócio ganha isenção de um mês. Se forem dois novos sócios, dois meses, e assim por diante. Os associados divulgaram os códigos nas redes sociais e houve quem conseguisse o máximo, 12. Assim, ficaram isentos de mensalidades por um ano.
— Era nosso objetivo, conseguir divulgar o máximo possível nossa campanha e aumentar nossos números — finaliza Pires.
Para a semifinal da Libertadores, o clube fechou patrocínio pontual. Uma nova anunciante comprou espaço nas omoplatas, que foram estampados no jogo e estarão no próximo.
O colunista de GZH Eduardo Gabardo antecipou a informação. A nova patrocinadora é a Imply. A relação já existia, pois a empresa é a responsável pela tecnologia de controle de acesso dos torcedores ao Beira-Rio.
Com essas novas receitas, o Inter pôde resistir a ofertas consideradas insuficientes por jogadores do grupo. Johnny e Mauricio foram alguns dos atletas assediados, mas ficaram no clube em nome de um maior poder de fogo em campo. O tri da Libertadores, com a premiação de US$ 18 milhões (R$ 90,5 milhões), compensaria essas eventuais negativas.