Depois de abrir a semana treinando como titular da lateral direita do Inter, Hugo Mallo ficou de fora da viagem a Curitiba para o duelo com o Athletico-PR. A explicação é o limite de sete estrangeiros imposto pela CBF. Mas, o que poderia parecer uma reprovação, na verdade é uma preservação para a semifinal da Libertadores.
Desde que o espanhol foi contratado, em meados de agosto, o Inter tem de lidar com o excesso de "gringos" no elenco, mesmo que isso tenha passado despercebido na maioria das vezes.
Ao todo, oito jogadores do plantel colorado são nascidos fora do Brasil: Rochet, Mallo, Bustos, Mercado, Nico Hernández, Aránguiz, De Pena e Valencia. Por ter dupla nacionalidade brasileira, Johnny conta como brasileiro, mesmo sendo natural de Denville, nos Estados Unidos.
A primeira vez que um deles deveria ter sobrado foi na 20ª rodada, contra o Fortaleza. Porém, naquela ocasião o zagueiro Mercado estava suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Na exibição seguinte, contra o Flamengo, o goleiro Rochet foi desfalque pelo mesmo motivo.
Até agora, o único que havia sobrado por opção técnica foi Nico Hernández, que ficou de fora dos relacionados para o jogo com o Goiás fora de casa. Em seguida, para encarar o São Paulo, o time ficou sem Rochet, Aránguiz e Valencia que haviam servido suas seleções nacionais nas Eliminatórias.
Nesta quinta-feira (21), apesar de ter sobrado da delegação no Paraná, Mallo não tem motivos para se preocupar, afinal o objetivo colorado é preservar titulares na Arena da Baixada, de olho no confronto com o Fluminense, na próxima semana.
Conforme apurou GZH, a opção pelo espanhol na lateral, em detrimento a Bustos, se dará pelo viés tático. Na percepção do técnico Eduardo Coudet, o jogador tem melhor desempenho defensivo do que o argentino e, por isso, ajudará a segurar o ataque carioca no Maracanã.
Confira os estrangeiros cortados a cada rodada:
Inter 0x1 Fortaleza: Mercado suspenso
Flamengo 0x0 Inter: Rochet suspenso
Goiás 0x0 Inter: Nico Hernández por opção técnica
Inter 2x1 São Paulo: Valencia, Aránguiz e Rochet convocados