A impressão deixada pelo treino do Inter na última segunda-feira (18) é de que Hugo Mallo poderá ganhar a vaga de Bustos na lateral direita. A dúvida é se isso foi um ensaio para encarar o Athletico-PR, na quinta-feira (21), ou uma projeção para a semifinal da Libertadores, contra o Fluminense.
Antes do trabalho ser conduzido com portões fechados no CT Parque Gigante, foi possível ver 10 atletas separados em um lado do campo, formando a seguinte escalação: Mallo, Vitão, Mercado e Renê; Johnny, Aránguiz, Maurício, Alan Patrick e Wanderson; Enner Valencia. Caso isso se confirme, o espanhol estará retornando à sua posição de origem, após enfileirar três jogos como zagueiro.
Trazido em meados de agosto por indicação do técnico Eduardo Coudet, por quem foi comandado no Celta de Vigo, o jogador disputou cinco partidas com a camisa colorada desde então. Apenas as duas primeiras exibições se deram pelo lado do campo.
— Estamos tentando complementar o grupo. Eu conheço ele. Precisamos encontrar um jogador de graça. É a realidade. Ele estava livre. É um lateral que também pode jogar de central, apesar de não ser tão alto. Tem um bom jogo aéreo. Vem para complementar o grupo. Não é para sacar ninguém. É para competir — anunciou Coudet à época da contratação.
Experiência na lateral colorada
A estreia se deu no dia 19 de agosto, no Beira-Rio, quando um time misto do Inter foi derrotado pelo Fortaleza. Na ocasião, saiu do banco de reservas aos 17 minutos do segundo tempo para ingressar na vaga do zagueiro Vitão. Sua entrada, porém, deslocou Igor Gomes da lateral para o miolo de zaga.
Em seguida, no dia 26 de agosto, no empate com o Flamengo, no Maracanã, iniciou como titular da lateral direita. Foram 61 minutos em campo, até que Vitão o substituísse, empurrando Igor Gomes (que formava dupla defensiva com Nico Hernández) para o lado.
O duelo também afastou Vitão dos gramados, por uma lesão na coxa direita. A partir daí, o camisa 2 passou a ser utilizado como parceiro de Mercado. Com o retorno do antigo titular da zaga, a disputa parece ter se aberto na lateral.
Ainda restam dois treinamentos antes do Colorado viajar para Curitiba, naquele que será o último teste antes de encarar a semifinal do torneio continental. Independente disso, Coudet já demonstrou que, no mínimo, imagina uma escalação com o homem de sua confiança ingressando na equipe.
— Cada partida é diferente. Em algumas atacamos mais, outras menos. Se for para atacar, chego na área. Quando joguei com Coudet no Celta, marquei quatro gols no ano. Precisa estar pronto e reconhecer que Bustos está indo muito bem. Se voltar à lateral, vou dar o melhor de mim e entender se os jogos serão mais ofensivos ou defensivos — comentou o próprio Mallo recentemente em entrevista exclusiva a GZH.
Confira as estatísticas de Mallo como lateral no Inter:
Inter 0x1 Fortaleza
28 minutos (entrou no lugar de Vitão)
Toques na bola: 48
Interceptação: 1
Desarme: 1
Passes certos: 20 (5 errados)
Cruzamentos: 2 (ambos errados)
Duelos pelo chão: 4 (2 vencidos)
Duelos aéreos: 2 (1 vencido)
Falta cometida: 1
Falta sofrida: 1
Finalizações: 2 (nenhuma no gol)
Flamengo 0x0 Inter
61 minutos (como titular)
Toques na bola: 56
Interceptação: nenhuma
Desarmes: 3
Passes certos: 22 (7 errados)
Cruzamentos: 3 (todos errados)
Duelos pelo chão: 8 (3 vencidos)
Duelos aéreos: 5 (2 vencidos)
Falta cometida: 2
Falta sofrida: nenhuma
Finalizações: 1 (nenhuma no gol)