A chegada de Sergio Rochet fez o Inter subir no ranking de jogadores com experiência de Copa do Mundo. O time, agora, é o segundo lugar entre os clubes brasileiros, empatado com Corinthians e Atlético-MG, ambos com quatro representantes cada.
No caso colorado, além do goleiro uruguaio, estiveram em Mundiais Charles Aránguiz, Enner Valencia e Gabriel Mercado. Aránguiz disputou a Copa de 2014, no Brasil, pela seleção chilena. Valencia esteve em 2014 e no Catar, em 2022, pelo Equador. Mercado foi zagueiro da Argentina em 2018, na Rússia. E Rochet defendeu a meta uruguaia na última Copa.
O Flamengo é o líder de jogadores que estiveram no maior torneio de seleções do planeta, com seis "mundialistas". Pela brasileira, foram David Luiz, Felipe Luís, Everton Ribeiro e Pedro e, pela uruguaia, De Arrascaeta e Varela.
Empatados com o Inter, Atlético-MG e Corinthians contam com quatro cada um. No caso corintiano, todos foram pela Seleção: Cássio (2018), Fágner (2018), Paulinho (2014 e 2018) e Renato Augusto (2018). No Galo, é um de cada país: Alan Franco (Equador), Vargas (Chile), Pavón (Argentina) e Hulk (Brasil).
Ao todo, o Brasileirão 2023 conta com 29 jogadores com experiência em Copa do Mundo. Os mais antigos são de 2010: Felipe Melo (Fluminense), pelo Brasil, Luis Suárez (Grêmio), pelo Uruguai, e Gary Medel (recém-contratado pelo Vasco), pelo Chile.
Jogaram Copa do Mundo
- Flamengo: 6 (David Luiz, Varela, Filipe Luis, Everton Ribeiro, De Arrascaeta e Pedro)
- Inter: 4 (Rochet, Mercado, Aránguiz e Valencia)
- Corinthians: 4 (Cássio, Fagner, Renato Augusto e Paulinho)
- Atlético-MG: 4 (Alan Franco, Vargas, Pavon e Hulk)
- Athletico-PR: 3 (Fernandinho, Vidal e Canobbio)
- Grêmio: 2 (Geromel e Luis Suárez)
- Fluminense: 2 (Marcelo e Felipe Melo)
- Vasco: 2 (Pumita Rodríguez e Medel)
- Coritiba: 1 (Henrique)
- São Paulo: 1 (Arboleda)